in ,

Grande hub europeu do Alibaba abre em 2021

Liége, na Bélgica, vai acolher o primeiro e grande hub europeu do Alibaba, em 2021.

Há muito que vinha a ser falada esta possibilidade, embora se tenha indicado também o sul de França como localização potencial, assim como Barcelona. Porém, o anúncio foi oficialmente feito no âmbito da assinatura do acordo com o governo belga para a promoção de operações comerciais sob a iniciativa Electronic World Trade Platform (eWTP). A Bélgica torna-se, assim, no primeiro parceiro europeu desta iniciativa. 

Neste sentido, e de modo a beneficiar de uma infraestrutura para dar apoio às operações transfronteiriças das pequenas e médias empresas, a filial logística do Alibaba, a Cainiao Smart Logistics Network, assinou um acordo com o aeroporto de Liége para a construção de um hub de 220 mil metros quadrados, num investimento de 75 milhões de euros. A primeira fase deverá estar operacional no início de 2021.

O novo centro será uma pedra basilar da infraestrutura eWTP, com o grupo chinês a desempenhar um papel fundamental como habilitador de operações comerciais na China. A iniciativa eWTP procura reduzir as barreiras do comércio global através do e-commerce para as pequenas e médias empresas. Trata-se de uma iniciativa multissectorial liderada pelo sector privado para oferecer um acesso facilitado a novos mercados, através de regulações simples e diretas, assim como apoio em matéria de logística, financiamento, cloud computing e pagamentos móveis.

Publicidade

Publicidade

Adega de Portalegre apresenta o Portalegre DOC Branco 2017

Sonae defende em Bruxelas inovação e agilidade no retalho