in

Governo cria observatório de preços

O Ministério da Agricultura e da Alimentação criou o observatório de preços Nacional é Sustentável, que terá por missão a avaliação dos impactos da conjuntura de mercado nos preços ao nível do consumidor e garantir uma monitorização eficaz dos custos e preços, ao longo da cadeia de valor agroalimentar.

É essencial garantir o pleno funcionamento da cadeia de valor agroalimentar, de forma a assegurar um abastecimento adequado aos consumidores, e garantir que a remuneração dos fatores de produção permite aos agricultores a obtenção de níveis de rendimento justo, de forma a manter a sua atividade, sem comprometer a capacidade de abastecimento de alimentos às populações”, afirma Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação.

 

Travar movimentos especulativos

A decisão da sua criação deste observatório, feita por via de um despacho interno da ministra, surge como resposta à atual conjuntura de aumento de custos e de fatores de produção, que se traduzem numa tendência inflacionista dos bens alimentares. “O Ministério da Agricultura e da Alimentação pretende assegurar que os preços dos bens alimentares ao consumidor cumprem os racionais e fundamentos de mercado e não movimentos especulativos ou desagregados da respetiva transmissão de custos ao longo da cadeia agroalimentar”, indica o comunicado.

Na fase de arranque, o observatório de preços Nacional é Sustentável irá criar um projeto piloto com produtos representativos do cabaz alimentar, o que permitirá o conhecimento dos preços dos produtos, em todas as fases da formação de valor.

O observatório ficará a cargo do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), devendo a Autoridade de Gestão do PDR 2020 abrir um aviso, no âmbito da Rede Rural Nacional, com vista ao seu financiamento.

Publicidade

Apple iPod

Apple termina produção de iPod

Dachser reforça capacidade de carga aérea_créditos reservados

Dachser reforça capacidade de carga aérea a longo prazo