in

Gestão da distribuição logística: uma solução prática e sustentável

Grande Consumo - Branded Content

Para quem desconhece este gigante mundo, a gestão da distribuição logística relaciona-se com a gestão de fluxos físicos e informacionais de pessoas, bens e materiais, desde o ponto de origem até ao ponto de consumo. Tudo em conformidade com as necessidades dos clientes, em diferentes sectores que se enquadrem neste processo de gestão da distribuição logística.

Esta área tem vido a assumir cada vez mais importância dentro das empresas que procuram atingir maiores níveis de produtividade e excelência, enquanto conseguem poupar tempo e recursos, que são os grandes objetivos do sistema de gestão logística.

E são também os motivos que podem fazer com que um cliente opte pela sua empresa de logística ao invés de outra da concorrência. Por isso, no mundo da gestão de transportes e logística, há que planear de forma clara, criar estratégias inteligentes, ter o máximo de atenção aos detalhes, tudo enquanto se cria uma relação de proximidade e confiança com os clientes.

 

Como funciona a gestão da distribuição logística?

A logística de distribuição funciona de modo a otimizar a distribuição das mercadorias e tornar todo o processo mais rápido, mais seguro e mais acessível.

Para cumprir esse objetivo, é importante seguir um determinado fluxo, logo, constituir um conjunto de estratégias que envolvem diversas áreas da empresa, como o Marketing e o Comercial e até a parte de software de gestão e localização de frotas, muito útil para a gestão da distribuição logística na atualidade.

Cada departamento vai pensar em melhores formas de se comunicar com o cliente e em melhorar os serviços prestados, com vista à fidelização.

 

Qual a importância da gestão da distribuição logística?

A logística de distribuição é importante para não perder tempo, dinheiro nem outros recursos.
Do lado do fornecedor, pode saber quanto foi produzido, se houve excedentes ou não, se essa mercadoria é suficiente para responder às exigências do cliente, por exemplo.

Do lado do cliente, a logística permite saber o que precisa, as quantidades e para quando.
Tudo isto são informações úteis para planear um processo de distribuição e logística que tem de decorrer sem falhas – certifique-se sempre de que tem stock para as necessidades ou tem capacidade de produção.

São todas estas dinâmicas que tornam o processo eficiente e evitam dores de cabeça, que podem levar à perda de clientes.

 

3 dicas para tornar a gestão da distribuição e logística mais eficiente

Se considera que a sua empresa ainda tem muito por onde melhorar, então, estas dicas são fundamentais. Atente.

1. Invista em sistemas de gestão

Não confie só em papéis e tabelas, invista num bom sistema/software que permita reunir informações e acompanhar atentamente todo o processo, facilitando e acelerando determinadas partes dos trabalhos.

2. Faça um planeamento prévio dos stocks

Não adianta planear só a distribuição, porque tem garantir que tem stock necessário para a procura que imagina que irá ter ou para dar resposta a pedidos efetivos. Caso contrário, é toda a reputação da empresa que está em causa e que pode levá-lo a perder clientes.

3. Use a tecnologia

Não tenha medo da tecnologia, nem pense que vai afetar o seu negócio, vai sim otimizar determinados processos e agilizar outros.

É certo que é um investimento inicial considerável, mas que se pagará a si próprio, a curto prazo, quando devidamente realizado. Isto porque os sistemas de gestão foram criados para aumentar a produtividade e reduzir os custos dos processos.

Em suma, irão permitir manter um relacionamento mais próximo com o cliente e identificar eventuais problemas que acarretem custos desnecessários.

Hubside.Store

Hubside.Store chega a Portugal

transporte

60% concorda que é fácil tornar o regresso às aulas mais sustentável