CB4
in ,

Gap adquire startup de inteligência artificial da Sonae IM

A Gap, uma das maiores empresas americanas de vestuário, adquiriu a CB4, empresa de desenvolvimento de software de inteligência artificial que melhora, em loja, a experiência do consumidor, numa operação que representou um “exit” da Sonae IM, o braço de investimento tecnológico da Sonae.

O investidor português participou na ronda de financiamento série B de 16 milhões de dólares, em 2019, ao lado de nomes de peso a nível mundial, como a Octupus Ventures, a Sequoia Capital e a Pereg Ventures, pelo potencial e impacto da tecnologia nos retalhistas.

Enquanto investidores, esta operação é muito positiva, pois permite validar a nossa tese de investimento. Vimos potencial na equipa da CB4, na tecnologia disruptiva e na abordagem inovadora a um problema muito relevante do sector do retalho. Acompanhámos de perto uma evolução substancial nos últimos dois anos e ficamos orgulhosos por ver um dos principais retalhistas do mundo a desejar integrar esta solução no ‘core’ do seu negócio”, afirma Eduardo Piedade, CEO da Sonae IM.

 

Operação

A operação, liderada pelo departamento de crescimento estratégico da Gap, surge no âmbito da estratégia da empresa de investir em tecnologia para impulsionar o crescimento e inovação que tenham impacto em todo o seu portfólio de marcas. A equipa da CB4 será integrada no grupo.

A CB4, reconhecida pela CB Insights como sendo uma das 100 empresas de tecnologia aplicada ao retalho mais promissoras do mundo, em fevereiro de 2021, tem-se destacado por permitir apoiar novas vendas e garantir a satisfação de mais clientes. “A inteligência artificial da CB4 ajuda a aumentar as vendas e a melhorar as experiências dos clientes. Ao juntarmo-nos à Gap, estou entusiasmado por ver como a nossa equipa pode ter um impacto ainda mais amplo e profundo à escala global da empresa“, partilha o CEO da CB4, Yoni Benshaul.

CB4

O software da CB4 utiliza machine learning e algoritmos avançados de inteligência artificial para identificar a elevada procura de produtos específicos nas lojas. Quando um produto não consegue vender a níveis de procura previstos, a CB4 envia um alerta sobre o problema ao gestor de loja e sugere formas de o corrigir.

Esta solução gera aumentos entre 0,5% e 2% em novas vendas líquidas, melhor experiência do cliente e maior capacidade de encontrar produtos.

Probify

Probióticos Probify chegam a Portugal

E-commerce

Consumidores com mais de 65% gastaram mais 360% online