in

Fusão da Amazon com a Whole Foods pode sofrer um revés devido a potencial monopólio

Membros do subcomité de Assuntos Judiciais da unidade antimonopólio dos Estados Unidos da América manifestaram a sua preocupação com o efeito da fusão entre a Amazon e a Whole Foods nos outros supermercados. Na sua opinião, esta fusão poderá desencadear uma situação de monopólio no sector alimentar, pelo que solicitaram uma supervisão completa do acordo.

A contração dos salários dos colaboradores dos supermercados e o travão à inovação nestas cadeias são alguns dos fatores que este comité atribui à Amazon. A crescente presença no negócio online poderia, ainda, levá-la a dar prioridade aos seus produtos e serviços em detrimento dos da concorrência, independentemente do melhor preço. “Esta empresa já domina todos os aspetos do comércio online e usa o seu poder para estabelecer termos e preços para muitos dos produtos mais importantes que os norte-americanos compram ou vendem entre si”, expos Barry Lynn, diretor do programa de Mercados Abertos.

Não obstante, a decisão se a compra da Whole Foods coloca a Amazon numa situação de monopólio não recai neste órgão, mas é da responsabilidade do Departamento de Justiça da Comissão Federal de Comércio.

IKEA Industry instala 18.240 painéis fotovoltaicos nas unidades de produção portuguesas

Jerónimo Martins compra 5 lojas na Colômbia