in ,

Frescura e conveniência: estudo revela o que vai definir as escolhas dos portugueses em 2025

Puratos consumo estudo

Oiça este artigo aqui:

A Puratos revelou os principais fatores que influenciam a experiência de consumo no sector da panificação e pastelaria, no evento Customer Experience, Next Level, com base num estudo da Kantar. O relatório destacou que 53% dos portugueses dá prioridade à frescura dos produtos no ato da compra, seguida pela relação qualidade/preço e pelo sabor.

O consumo fora de casa cresceu 9%, impulsionado pelos fatores de conveniência e prazer imediato, refletindo a ascensão do snacking e das refeições rápidas. A “comida de conforto” continua a ser um fator-chave na escolha dos consumidores, com os produtos tradicionais e as sobremesas a liderarem as preferências.

 

Customer Experience, Next Level

A Puratos realizou no passado dia 12 de março, no Hotel Vila Galé Sintra, o evento Customer Experience, Next Level. A iniciativa reuniu especialistas e profissionais da indústria alimentar para debater os fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores portugueses e explorar oportunidades estratégicas para o mercado em 2025.

O grande destaque do evento foi a apresentação do estudo conduzido pela Kantar, que revelou tendências cruciais para o sector este ano. O consumo de produtos de padaria e pastelaria está presente em praticamente todas as casas portuguesas, impulsionado pela procura por frescura, conveniência, satisfação e indulgência. De acordo com os dados apresentados, a frescura continua a ser o fator mais valorizado pelos consumidores na hora de escolher produtos de panificação e pastelaria, com 53% a identificá-la como o critério decisivo de compra. Seguem-se a relação qualidade/preço (39%) e o sabor (36%).

O estudo também demonstrou que a satisfação e a indulgência continuam a ser um dos grandes motores de consumo, com os produtos de pastelaria a registarem um crescimento expressivo. Entre os que mais se destacam, estão os travesseiros (17,1%), os crepes (11,6%) e o segmento madalenas/queques/muffins (10,2%). Por outro lado, a conveniência ganha relevância fora de casa, impulsionando o crescimento das opções de snacking e refeições rápidas. O consumo de produtos alimentares no exterior cresceu 9% em refeições principais, enquanto dentro de casa aumentou especialmente no pequeno-almoço (2%).

 

Experiência do consumidor

Apesar das oportunidades, as barreiras à compra continuam a ser um fator relevante para o sector. O estudo aponta que os consumidores evitam determinados produtos devido a falta de aspeto apelativo, ingredientes de baixa qualidade e pouca visibilidade no ponto de venda.

As conclusões do estudo reforçam a importância da experiência do consumidor como um fator determinante para o sucesso das marcas. No sector alimentar, inovar significa não só criar produtos que satisfaçam os consumidores, mas também garantir que a experiência de compra é intuitiva, conveniente e alinhada com as expectativas do mercado“, destaca Ivan Mellado, diretor geral da Puratos Portugal.

Para complementar a apresentação do estudo da Kantar, conduzida por Thamires Pires, o evento contou com a participação de Tiago Luis, da Oom! Strategy & Customer Centricity, que abordou o impacto da customer experience na era da IA na retenção e crescimento das marcas, e Luís Machado da 4sense, que fez uma apresentação da importância do marketing sensorial, focado no marketing olfativo, na experiência de consumo.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Pepco Alegro Sintra

Pepco chega ao Alegro Sintra

DHL Migrações parceria

DHL Group e ONU estabelecem parceria global para melhorar a Logística Humanitária