in ,

Franchising gerou 5,5 mil milhões em 2017

Em 2017, o sector do franchising registou um crescimento nos principais indicadores de atividade, quando comparados com período homólogo.

O aparecimento de 40 novas marcas a operar em Portugal, num total de 610, e de 11.830 novos postos de trabalho contribuíram para o aumento do volume de negócio em 324 milhões de euros. Os números da atividade de franchising em Portugal são divulgados anualmente pelo Grupo IFE by Abilways, responsável pelo Censo e pela organização da Expofranchise.

Este relatório revela também que os negócios de baixo investimento, ou seja, até 25 mil euros, continuam a dominar o universo do franchising, com 43,6%. Contudo, o escalão de investimento entre 25 mil e os 50 mil euros registou um crescimento de 4% face ao ano passado.

Ao nível da distribuição sectorial, os serviços mantêm-se dominantes, correspondendo a 57,7% dos negócios franchising, seguindo-se o comércio (29%) e restauração (13,3%). Esta é uma tendência que se tem mantido ao longo dos últimos anos.

Por outro lado, os conceitos nacionais continuam a dominar o mercado, com 66%, mas há que destacar o ligeiro aumento das marcas espanholas que escolheram Portugal para se internacionalizar, representando 17,9%.

Ao nível das competências, a grande novidade é o facto da capacidade financeira ser o segundo fator mais valorizado pelas marcas de franchising, ultrapassando o perfil comercial, que passou para terceiro lugar, num ranking liderado pelo espírito empreendedor.

Medfest procura as melhores experiências de turismo gastronómico e culinário de Portugal

Adecco defende que robótica não tem que comprometer mercado de trabalho