in

Forte trimestre para o Carrefour

O grupo francês Carrefour alcançou novamente bons resultados, com o segundo trimestre a assinalar um crescimento de 6,1%, atribuído, principalmente, à melhoria do negócio no mercado doméstico e ao regresso aos resultados positivos na Bélgica.

As vendas do grupo atingiram os 21.759 mil euros, acima das expectativas tanto em França como no resto da Europa. No mercado gaulês, as vendas dos hipermercados aumentaram, numa base comparável, 0,5%, o primeiro aumento desde o terceiro trimestre de 2015. Também o negócio dos supermercados cresceu 1,9%, com os pequenos formatos e a plataforma online a apresentarem, também, um forte dinamismo, não obstante a forte pressão sobre os preços que se faz sentir em França, que tem deixado os analistas apreensivos quanto às margens do Carrefour.

Na Bélgica, as vendas do retalhista evoluíram 2,4% e em Espanha somaram mais 2,6%, em parte devido aos ativos adquiridos à Eroski. Também o mercado italiano teve um desempenho a destacar, com as vendas a subirem 3,9% numa base comparável.

Na América Latina e na Ásia, a inflação impactou a evolução das vendas, mas, mesmo assim, alcançaram um crescimento de 3,4%. Contudo, o Carrefour recusou a dar mais informações, dada a oferta pública de aquisição planeada para a sua divisão brasileira.

Kaffa apresenta nova imagem e reforça capacidade produtiva em Portugal

Investimento em retalho em destaque no 1.º semestre