in

Fnac Darty com nova direção

Enrique Martínez é o novo diretor geral da Fnac Darty.

O gestor espanhol, de 46 anos, é um veterano da Fnac com passagem pelo mercado português. Licenciado em Economia e com uma pós-graduação da IESE Business School de Madrid, iniciou a sua carreira na Toys ‘R’ Us. Em 1998 juntou-se à Fnac para desenvolver a marca em Portugal, tendo posteriormente ocupado diversos cargos no grupo, tanto em Portugal como em Espanha. Em 2004 integrou o comité executivo como CEO para a região ibérica. Em 2012 rumou a França para dirigir os mercados francês, belga e suíço, que representam 75% das vendas da insígnia, e desde julho de 2016 que supervisionava os esforços de integração das marcas Fnac e Darty em França.

A nomeação de Enrique Martínez como diretor geral assinala, assim, a intenção do conselho de administração da Fnac Darty em prosseguir com o seu processo de transformação e completar eficazmente a integração das duas insígnias iniciada em 2016. “Com a nomeação de Enrique Martínez, o conselho mostra a sua convicção de que a continuidade na gestão é a melhor forma de reforçar o seu posicionamento no mercado e os seus resultados”, diz em comunicado.

O grupo de retalho francês nomeou uma nova direção, no seguimento da saída de Alexandre Bompard para o Carrefour. A novidade é que a direção geral e a presidência passam a ser funções separadas. Neste sentido, Jacques Veyrat é o novo presidente de do conselho de administração do grupo.

Engenheiro de formação, o gestor ocupou cargos no Governo francês antes de, em 1995, ter assumido a direção geral da Louis Dreyfus Communications, posteriormente nomeada Neuf Cegetel. Em 2011, assumiu a presidência da sociedade de investimento Impala.

Quantos mais produtos inovadores são lançados mais o mercado cresce

Hipers e supermercados perdem quota a nível global