Fileira dos Queijos DOP da Região Centro acredita na recuperação a partir da Páscoa

Fileira dos Queijos

Manter todo o circuito produtivo do Queijo Serra da Estrela DOP, Queijo da Beira Baixa DOP e Queijo Rabaçal DOP, em pleno estado de emergência e confinamento geral, “não está a ser tarefa fácil“, diz o comunicado da Fileira dos Queijos com DOP da Região Centro.

Mas, face à atual evolução da situação epidemiológica, o sector está agora a depositar esperança na retoma, ainda que lenta, já a partir da Páscoa.

 

Queijo Serra da Estrela DOP

Na época natalícia, o stock do Queijo Serra da Estrela DOP foi sendo escoado e até superou as expectativas. Segundo a Estrelacoop, nesta altura, foram vendidas 86.240 unidades, o equivalente a cerca de 64.680 quilos.

Em janeiro, as vendas abrandaram, mas, com as atuais feiras online do queijo e a aposta cada vez maior nas plataformas digitais de venda, é de esperar que a produção de Queijo Serra da Estrela DOP, armazenada nos meses anteriores, seja vendida gradualmente e também com a época da Páscoa.

A Estrelacoop adianta que, em 2020, foi produzido menos 14% do Queijo Serra da Estrela DOP, comparativamente com 2019. Do queijo produzido, 6,7% não foi vendido, ou seja, continua em conservação.

 

Queijo da Beira Baixa DOP

No caso dos Queijo Beira Baixa DOP, a Associação de Produtores de Queijo do distrito de Castelo Branco (APQDCB) auscultou os seus operadores e adianta que as vendas no Natal foram, globalmente, abaixo dos valores dos anos anteriores. Constatou-se ainda um decréscimo de vendas, em 2020, na ordem de menos 14,2% face a 2019. No ano passado, foram vendidos 131.460 quilos, ao passo que em 2019 foram comercializados 153.209 quilos.

Porém, é de esperar que esta retração tenha tendência a esbater-se à medida que os sectores da restauração e da hotelaria comecem a retomar a atividade.

 

Queijo Rabaçal DOP

Os obstáculos que a fileira dos queijos qualificados com DOP da Região Centro enfrenta são ainda muitos. Na região onde se produz um queijo único, com características próprias determinadas pela flora da região de Sicó, o Queijo Rabaçal DOP, os produtores são escassos e, à APRORABAÇAL, reportam a fraca procura de um produto diferenciador.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

We Are Triumph

Triumph lança campanha We Are Triumph

FAO preço alimentos

Preços mundiais dos alimentos sobem 2,4% em fevereiro