A fabricante de produtos de consumo Reckitt Benckiser faturou 13.234 milhões de libras (15.859 milhões de euros), em 2021, o que representa um decréscimo de 5,4% em relação ao ano anterior.
A empresa britânica registou perdas de 32 milhões de libras (38,4 milhões de euros), em comparação com lucros de 1.187 milhões de libras (1.423 milhões de euros) do ano anterior.
No entanto, a proprietária de marcas como Vanish, Calgon, Cillit Bang ou Lysol aponta para um crescimento “like-for-like” nas vendas de 3,5%, destacando uma evolução “excelente”.
Perspetivas
“Nos últimos dois anos, fortalecemos significativamente os nossos negócios. O nosso ‘pipeline’ de inovação é 50% maior, as nossas marcas estão mais fortes e relevantes e a nossa capacidade de atender os nossos clientes e consumidores melhorou muito. Também temos atuado na gestão do nosso portfólio, reposicionando-nos para um crescimento mais rápido”, afirma Laxman Narasimhan, CEO da empresa. “Temos um portfólio único de marcas confiáveis e líderes de mercado, em categorias estruturalmente atraentes, com espaço significativo para crescimento. Isto, aliado ao nosso progresso até agora, dá-me confiança nas nossas perspetivas, tanto a curto como a médio prazo”, explica, anunciando que, em 2022, espera-se um crescimento de vendas comparáveis entre 1% e 4%.