in

Fanta desafia jovens portugueses a escolher novo sabor

Uma autêntica batalha de sabores é a proposta da Fanta para eleger o novo sabor que vai passar a fazer parte do seu portfólio: Morango & Kiwi, Frutos do Bosque ou Pêssego & Damasco, todos sem adição de açúcar, apenas com os açúcares naturalmente presentes nos sumos de frutas.

O desafio desta campanha está no facto de serem os próprios consumidores a ajudar a marca a decidir qual dos três sabores veio para ficar no mercado. Esta é a primeira vez, nos últimos 10 anos, em que a Fanta propõe uma inovação de sabores, neste caso, em particular, muito dirigida ao público-alvo: jovens que fazem parte da Geração Z, caracterizada por querer experimentar coisas novas, pela ânsia de poder de decisão e que está profundamente comprometida com as suas marcas, graças à existência de novos canais de comunicação, como as redes sociais, que o permitem.

Morango & Kiwi, Frutos do Bosque e Pêssego & Damasco são os sabores que vão competir nesta batalha, representados na campanha publicitária por três reinos. Vão estar disponíveis a partir de agora e até setembro, já que é uma edição limitada. Quando a votação terminar, o sabor vencedor será anunciado. As bebidas só serão comercializadas no formato de lata de 330 mililitros.

A campanha publicitária, idealizada pela McCann, contou com as produtoras El Pueblo e El Ranchito, esta última vencedora de um prémio Emmy pelo seu trabalho com efeitos especiais na série “Game of Thrones”. A votação será feita através da hashtag #Fantabyus.

Estes novos sabores, que já existem noutros países e que a Coca-Cola Ibérica está agora a procurar introduzir no mercado, a pedido dos consumidores, vão estar disponíveis nos hipermercados, lojas de conveniência e em cafés e restaurantes, durante cerca de cinco meses. Durante esse tempo, os consumidores vão ter a oportunidade de provar os diferentes sabores e defender os seus favoritos ao votar nas redes sociais. “Vamos dar-lhes voz para participar da decisão. A Batalha dos Sabores Fanta é criada por e para eles“, explica Tiago Santos Lima, diretor de relações externas da Coca-Cola para Portugal.

Esta é uma ação inédita que a marca lança, pela primeira vez, em Portugal e Espanha. “O conceito já foi desenvolvido noutros lugares, mas com uma dinâmica e comunicação diferentes. Agora, pegamos nessa ideia e adaptamos ao nosso negócio e aos nossos consumidores”, reforça. “Fanta sempre teve os jovens no centro das suas propostas. Ultimamente têm-nos pedido uma maior variedade de sabores e, ao mesmo tempo, que os ajudemos a controlar a ingestão de açúcar, de forma que voltamos a inovar para adaptar-nos ao que nos pedem”, acrescenta Rafael Urrialde, diretor de Saúde e Nutrição da Coca-Cola Ibéria.

Neste sentido, em linha com as tendências de consumo, a Fanta está já há vários anos comprometida com a oferta de mais opções com baixas calorias. Além das versões sem adição de açúcar, este ano, a Fanta Laranja irá reduzir a quantidade de açúcar em 42%, mantendo todo o seu sabor. Com esta redução, todas as variedades de Fanta comercializadas em Portugal ficam baixas em calorias, tendo uma quantidade de açúcar inferior a cinco gramas/100 mililitros.

A Fanta Zero, opção sem adição de açúcar da Fanta, cresceu 72%, em 2018, alcançando 60 milhões de litros, o que representa 14% do volume total da marca Fanta. Uma renovada Fanta Laranja chegará ao mercado em junho, com uma redução de 42% de açúcar, além da redução gradual que vem ocorrendo desde 2014.

Carrefour testa grandes marcas sem embalagem

Azeite da Quinta dos Lagares medalhado em importante concurso internacional