Oiça este artigo aqui:
A Adega de Favaios acaba de apresentar uma colheita tardia ao mercado. uma edição limitada. Com o nome de Obliti 2019 é, segundo a adega, “um manifesto ao prodígio da viticultura“. E explica que o dia da colheira foi especialmente tardio, a 16 de dezembro de 2019. O que revela uma maturação e desidratação longa e gradual das uvas na vinha.
Na prática, aconteceu o desenvolvimento do fungo Botrytis cinerea, mas em condições climatéricas específicas – humidade outonal seguida de semanas frias e soalheiras –, favoráveis a uma podridão nobre, que beneficia a concentração dos açúcares e dos ácidos naturais, além de gerar compostos aromáticos complexos e elegantes.
5.ª edição
Esta foi a quinta edição em 19 anos (edições de 2006, 2008, 2011, 2013 e agora a de 2019). A Adega de Favaios aponta que a vindima das uvas para o Obliti, exclusivamente manual, foi feita com precisão, selecionando apenas cachos afetados pela Botrytis. Após nova triagem na adega e suave prensagem, a fermentação decorreu lentamente durante seis meses em cubas de inox, seguida de um estágio de cinco anos em barricas antigas de carvalho francês, adquirindo o vinho concentração e profundidade.
Importa ainda identificar a casta de tão nobre colheita, de parcela única e com localização no planalto de Favaios, a Moscatel Galego Branco. O Obliti é bem revelador do potencial desta variedade para se expressar em diferentes estilos, nomeadamente num vinho colheita tardia, raro e desafiante.
Nota de prova Obliti 2019
Produzido apenas em anos extraordinário, após vindima manual, realizada com extremo cuidado e selecionando apenas os cachos devidamente afetados pela podridão nobre. Na adega, as uvas foram novamente escolhidas e prensadas suavemente, dando início a uma fermentação em depósito de inox que se prolongou por cerca de seis meses. Concluída a fermentação, o vinho estagiou durante cinco anos em barricas velhas de carvalho francês, previamente utilizadas em colheitas tardias antigas, adquirindo concentração e profundidade. Vinho elegante, de grande intensidade aromática, destacando-se notas de mel, flor de laranjeira, citrinos e os aromas de fungo típicos da Botrytis. Na boca, destaca-se pelo equilíbrio entre a doçura e a acidez, terminando com um final longo e envolvente.
PVP aconselhado: 35 euros