in

Azeite da Quinta dos Lagares medalhado em importante concurso internacional

O azeite duriense Zabodez, produzido pela Quinta dos Lagares, voltou a conquistar a medalha de ouro no New York International Olive Oil Competition.

Entre os melhores do azeite mundial, o Zabodez é proveniente dos olivais da Quinta dos Lagares, alguns centenários, atualmente mantidos em cultura biológica devidamente certificada. São olivais da tradição duriense, nos quais estão misturadas e distribuídas aleatoriamente variedades típicas da região, como Madural, Cobrançosa, Verdeal, Cordovil, Bical e Galega, exceto no olival mais recente, estreme de Cobrançosa, em início de produção.

Azeite de lote, criado pelos consultores Nuno Rodrigues e José Alberto Pereira, da Escola Superior Agrária de Bragança, o Zabodez é produzido lagar da Agrifiba e é obtido pela utilização de processos exclusivamente mecânicos e a frio, sendo classificado como virgem extra. Apresenta uma acidez muito baixa (< 0,2), um frutado verde médio e aroma com notas frescas a couve, erva, rama de tomate, maçã verde, tomate verde, casca de banana e frutos secos. Na boca, revela um amargo ligeiro e um picante forte e persistente.

A comercialização é feita diretamente pelo produtor (geral@quintadoslagares.pt), estando também à venda em algumas lojas gourmet, como a loja LOA em Lisboa ou o Restaurante Famiglia, no Porto (Leça do Balio).

Fanta desafia jovens portugueses a escolher novo sabor

DS Smith

DS Smith anuncia parceria global com a Fundação Ellen MacArthur