O Carrefour estreou em França um novo site de e-commerce designado de Loop, no seguimento da iniciativa recentemente lançada por várias grandes multinacionais para testar a reutilização de embalagens de modo a reduzir os resíduos.
Loop une os esforços de 25 gigantes do sector do grande consumo, entre os quais a Nestlé, a Mars Petcare, a Mondelez International, a Danone, a Procter & Gamble, a Coca-Cola e a PepsiCo, e da TerraCycle, uma empresa especializada em reciclagem.As fabricantes envolvidas, todas cofundadoras do projeto, irão propor alguns dos seus produtos em embalagens reutilizáveis após lavagem. Por exemplo, as bolachas Milka serão vendidas, nas suas saquetas individuais, dentro de uma caixa de metal.
O lançamento do serviço em França é feito pelo Carrefour, que vai acrescentar algumas das suas referências de marca própria ao catálogo de produtos proposto. No Reino Unido, será lançado pela Tesco.
O serviço está disponível no mercado francês desde o dia 14 de maio. Para cada produto, há que pagar um adicional ao preço de venda referente à embalagem reutilizável, que será posteriormente devolvido. As encomendas são entregues no domicílio e, ao mesmo tempo que os novos produtos chegam, o cliente devolve as embalagens anteriores. Se escolher a opção de recarga automática, torna a comprar a mesma referência e evita a etapa do pagamento-reembolso do valor consignado à embalagem.
A iniciativa, que foi anunciada quando do Fórum de Davos, está para já disponível em algumas zonas de Paris e limitada a alimentos e bebidas. O objetivo é ampliá-la aos restantes produtos e a outras zonas.
A oferta tem, contudo, pelo menos para já, um senão. De acordo com os cálculos da revista Linéaires, os produtos custam duas a quatro vezes mais que no normal serviço de e-commerce do Carrefour. Por exemplo, uma garrafa de um litro de Coca-Cola custa 3,10 euros, devido à embalagem, comparativamente aos normais 1,23 euros pagos num supermercado francês.