in

Exportações de vinhos portugueses crescem 2,48% no 1.º trimestre

Foto Shutterstock

O primeiro trimestre foi positivo para as exportações de vinhos portugueses, em comparação com o mesmo período de 2021. De acordo com os dados divulgados pela ViniPortugal, de janeiro a março, registou-se um aumento de 2,48% em valor e 4,07% em preço médio nas exportações, comparativamente com o período homólogo de 2021, tendo ultrapassado os 212 milhões de euros.

É de salientar o crescimento das exportações nos mercados do Canadá (+32,02%), Angola (+46,27%) e Suíça (+11,71%).

 

Aumento do preço médio

As exportações com destino ao mercado comunitário registaram uma quebra em volume (-4,80%) e em valor (-3%), ainda assim, registou-se um aumento do preço médio (+1,89%).

Relativamente a países terceiros, as exportações aumentaram 1,39% em volume, 7,64% em valor e 6,17% em preço médio, em comparação com o mesmo período de 2021.

Portugal prossegue nos mercados externos a apresentar vinhos de qualidade, facto que nos tem permitido aumentar o preço médio, tendo o primeiro trimestre crescido 4,07% em preço médio. Na linha da nossa estratégia de aumento de valor, é com satisfação que vemos estes resultados do primeiro trimestre de 2022, mas, sobretudo, é incrível observar a resiliência do sector, a excelência da produção nacional, que inova ano após ano e demonstra, uma vez mais, a sua determinação em vender bom vinho nacional além-fronteiras”, afirma o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.

França, Estados Unidos, Canadá, Brasil e Reino Unido foram os mercados que mais se destacaram neste período.

Publicidade

adidas Originals e Mars lançam seis novas cores das sapatilhas inspiradas na marca M&M’s

emotional.i

Consumidores são fãs de marcas, mas não fanáticos