produtos do mar
Foto Shutterstock
in ,

Exportações de produtos do mar da Noruega atingem marco histórico

Em novembro, a Noruega exportou produtos do mar no valor de 12 mil milhões de coroas norueguesas, cerca de 1.185 milhões de euros, o que representa um aumento de 28%, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em 2021, as exportações de produtos do mar valeram 108,8 mil milhões de coroas norueguesas, cerca de 10,75 mil milhões de euros, um valor que bate o recorde anual de 2019.

As exportações de bacalhau seco e salgado para Portugal continuam a crescer. Em novembro, aumentaram em 435 toneladas ou 14%. O valor das exportações para Portugal em novembro foi de 264 milhões de coroas norueguesas (24,30 milhões de euros). Até ao momento, este ano, o volume para Portugal é 7 % superior ao do ano passado, mas ainda um pouco inferior ao de 2019. As exportações de bacalhau inteiro salgado para Portugal caíram 17 % em novembro.

Embora ainda enfrentemos grandes desafios causados pela pandemia, tanto a nível interno como externo, estamos a experienciar um crescimento na procura em comparação com novembro do ano passado. Isto aplica-se a espécies importantes como salmão, bacalhau, truta, escamudo e caranguejo real”, afirma Renate Larsen, CEO do Norwegian Seafood Council.

Se se mantiver um valor normal de exportação em dezembro, o recorde anual de 2019 será ultrapassado em cerca de 10 a 11 mil milhões de coroas norueguesas, acredita Renate Larsen.“Isto está acontecer independentemente dos anos de 2020 e 2021 terem sido muito desafiantes. Quando estabelecemos um novo recorde de valor após os primeiros 11 meses do ano, isso mostra que os produtos do mar noruegueses respondem bem à procura do mercado, afirma n.

 

Novo recorde mensal do salmão

127 mil toneladas de salmão foram exportadas em novembro. O volume de exportação aumentou 19%.

Polónia, França e Dinamarca foram os maiores mercados para o salmão norueguês em novembro.

 

Crescimento do bacalhau fresco

A Noruega exportou 2.600 toneladas de bacalhau fresco, incluindo filetado. O volume de exportação aumentou 34%.

O valor das exportações aumentou 35%, em comparação com novembro do ano passado. Dinamarca, Suécia e Alemanha foram os maiores mercados para o bacalhau fresco da Noruega em novembro.

 

Crescimento do bacalhau congelado

A Noruega exportou 8.100 toneladas de bacalhau congelado, num aumento no volume de exportação de 16%.

O valor das exportações aumentou 24 %, em comparação com novembro do ano passado. O Reino Unido, a Polónia e a China foram os maiores mercados para o bacalhau congelado da Noruega em novembro.

 

Exportações do bacalhau seco e salgado aumentam

A Noruega exportou 9.200 toneladas de bacalhau seco e salgado no valor de 513 milhões  de coroas norueguesas em novembro, um aumento no volume de exportação de 22%.

O valor das exportações aumentou 23%, em comparação com novembro do ano passado. Portugal, República Dominicana e Brasil foram os maiores mercados para o bacalhau norueguês em novembro. As exportações de bacalhau seco e salgado para Portugal continuam a crescer.

Já quanto ao bacalhau salgado, a Noruega exportou 1.900 toneladas do produto. O volume de exportação diminuiu 8% mas o valor das exportações aumentou 6%, em comparação com novembro do ano passado. Portugal, Itália e Canadá foram os maiores mercados para o bacalhau salgado norueguês em novembro.

As exportações de bacalhau inteiro salgado para Portugal caíram 17 % em novembro. Para a Itália, por outro lado, as exportações de bacalhau salgado aumentaram 11%, ou 550 toneladas, no mês passado”, indica Eivind Hestvik Brækkan, analista de produtos do mar do Norwegian Seafood Council.

2021

O ano em pesquisa: o que marcou 2021

Meu Super

Meu Super investe na ilha da Madeira