in

Estrella Galicia investe na cerveja Nortada

A Fábrica de Cervejas Portuense, empresa detentora da marca de cerveja Nortada, angariou um investimento da Craft Stars of the World (CSW), consórcio internacional que atua no mercado cervejeiro.

A CSW passa a deter 49% da empresa portuguesa, numa operação de aumento de capital que visa auxiliar e acelerar o processo de crescimento e expansão, abrindo ainda a porta à criação de sinergias com vista à internacionalização da marca.

Depois de, em 2017, ter investido e passado a deter 32% da empresa líder do sector artesanal irlandês, a Carlow Brewing, produtora da marca O’Hara’s, a CSW (Estrella Galicia) aposta agora no mercado cervejeiro português. “Vemos a Nortada como um aliado ‘craft’ perfeito que partilha a nossa cultura, a nossa paixão por cerveja e que reforçará a nossa estratégia internacional”, afirma Ignacio Rivera, CEO da CSW, acrescentando que investimento encaixa de forma natural na estratégia da companhia, já que a Estrella Galicia nasceu em 1906 da mente de um empreendedor artesão com uma clara vocação cervejeira.

2019 foi um ano marcante para a Nortada, ano em que a estratégia de expansão geográfica e alargamento da distribuição para todo o território nacional permitiu que a marca superasse os 600 mil litros estimados, tendo já ultrapassado as vendas do ano de 2018.A Fábrica de Cervejas Portuense e a Cerveja Nortada foram criadas para impulsionar o sector cervejeiro em Portugal e estamos muito contentes com o caminho que temos traçado. O feedback que temos recebido do mercado é excelente e sentimos claramente que há uma procura cada vez maior dos nossos produtos. Vemos o investimento da CSW como uma importante alavanca para potenciar o crescimento da nossa marca, assim como da capacidade para satisfazer este crescente aumento de procura”, sublinha Pedro Mota, CEO da Fábrica de Cervejas Portuense. “O mercado da cerveja está em franco crescimento e os produtores artesanais têm sido um importante motor de ascensão. De qualquer forma, ainda há um grande caminho a percorrer e, tal como aconteceu em mercados mais maduros, acreditamos que as marcas artesanais têm que trabalhar em conjunto para educar os consumidores sobre a cultura cervejeira e, assim, mudar os hábitos de consumo. É nossa missão trabalhar para continuar a fazer crescer e liderar este movimento”.

João Talone, acionista de referência da Fábrica de Cervejas Portuense que conduziu o acordo com Ignacio Rivera, não esconde o contentamento com o mesmo. “O grupo Hijos de Rivera (proprietários da marca Estrella Galicia) é o parceiro ideal para a Nortada. Permite juntar à irreverência e flexibilidade de uma startup a experiência de uma grande empresa e de uma família cervejeira que nos abre um novo ciclo de crescimento e consolidação em Portugal e no estrangeiro. É, por isso, uma grande honra e satisfação poder trabalhar no futuro com Ignacio Rivera e a sua equipa”.
Atualmente, a Nortada produz sete estilos de cerveja na sua gama permanente, em barril e em garrafa, que são vendidos em mais de mil pontos de venda do canal Horeca e nos maiores grupos de hipermercados, tais como Auchan, Continente, Froiz e El Corte Inglés. A marca aposta também numa dinâmica de lançamentos frequentes com a criação regular de cervejas de edição limitada. A produção de toda a cerveja é feita em pleno centro histórico da cidade do Porto, num local que, para além de ser uma unidade de produção, funciona como espaço de restauração onde qualquer pessoa pode experimentar as cervejas da marca enquanto observa a produção da mesma.

Publicidade

Publicidade

Sonae IM reforça investimento em empresa de inteligência artificial aplicada ao retalho

Grupo Montalva/Izidoro aposta em energias renováveis com investimento de 3 milhões de euros