Essência do Vinho
in

Essência do Vinho – Porto arranca com prova “TOP 10 vinhos portugueses”

É já nesta quinta-feira, 31 de março, que se inicia a 18.ª edição do Essência do Vinho – Porto. Ainda antes da abertura do evento ao público, uma comitiva internacional de líderes de opinião, jornalistas, críticos e sommeliers irá eleger o “TOP 10 Vinhos Portugueses”.

A prova com júri internacional, que decorrerá na manhã de quinta-feira no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, apresenta-se como uma das mais importantes do nosso país. O painel de jurados vai avaliar, em prova cega, uma pré-seleção de mais de 60 amostras, efetuada pelo Painel de Provadores da Revista de Vinhos, que, ao longo do último ano, provou milhares de referências. Os resultados serão conhecidos sexta-feira à noite, em cerimónia de anúncio e entrega de prémios promovida na Feitoria Inglesa.

 

Painel

No leque de jurados, destaque para as presenças do espanhol Adolfo Gatel (diretor-geral do Guia Peñín); dos britânicos Liam Stevenson (Master of Wine), Barnaby Eales (jornalista e colaborador de meios como Decanter, Wine-Searcher e Meininger) e Sarah Ahmed (jornalista especializada em vinhos portugueses e australianos, autora do blogue The Wine Detective, colaboradora de meios como Decanter e Revista de Vinhos); dos suíços Seyma Bas (estudante Master of Wine e autora do premiado blogue Dionysian Impulse) e Thomas Vaterlaus (jornalista, editor-chefe revista Vinum); do dinamarquês Bjarne Mouridsen (jornalista especializado em vinhos portugueses); dos brasileiros Alexandra Corvo (sommelier e wine educator) e Alexandre Lalas (jornalista e editor revista Gula), entre outros.

“O evento Essência do Vinho – Porto foi criado em 2004 e, dois anos volvidos, iniciamos esta competição com jurados internacionais, cujo objetivo sempre foi o de ajudar a valorizar os vinhos portugueses junto de líderes de opinião de diferentes mercados. Daí a importância de existir uma pré-seleção. O tempo e o impacto obtidos com esta prova dão-nos razão quanto ao modelo adotado. Nesta edição do TOP 10, acresce a curiosidade de serem provados mais de 60 amostras que representam 16.000€ de vinho, isto se apenas levarmos em consideração uma garrafa por cada referência”, começa por referir Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência do Vinho e também diretor da Revista de Vinhos.

EV 2020 (186)

18 anos de Essência do Vinho – Porto

A edição da maioridade da Essência do Vinho – Porto reúne no Palácio da Bolsa, durante quatro dias, mais de 4.000 vinhos representados por 400 produtores, nacionais e estrangeiros, a que se junta um intenso programa paralelo de atividades.

“À partida para o evento podemos, desde já, confirmar que obtivemos a maior adesão de sempre de marcas, expositores e produtores. É um sinal significativo de confiança no nosso trabalho e demonstra, ainda, que o Essência do Vinho é uma plataforma reconhecida de alcance junto de consumidores e profissionais, nacionais e estrangeiros”, enfatiza Nuno Guedes Vaz Pires.

Além da prova aberta com produtores, os visitantes do Essência do Vinho – Porto poderão inscrever-se num conjunto de ações que incluem provas temáticas, conversas sobre vinho e harmonizações vinho/gastronomia.

 

Fortificados em destaque

No capítulo dos fortificados, a programação é particularmente generosa. A comitiva internacional convidada participará na prova “Fortificados de Sonho”, que reunirá edições raras e de colecionador de vinhos muito velhos do Porto, Madeira, Carcavelos e Moscatéis de Setúbal.

Disponíveis para inscrições pelos visitantes, a Dalva mostrará a beleza ímpar de Vinhos do Porto Brancos envelhecidos, enquanto a Kopke desafia a uma viagem por Portos com Indicação de Idade – 20, 30, 40 e o novo 50 Anos. Para quem pretender aprofundar conhecimentos sobre Vinho Madeira há também uma prova que versará sobre as castas principais que estão na base do fortificado insular que ao longo dos séculos tem viajado pelo mundo.

Sendo a notável capacidade de evolução ao longo do tempo das principais características dos vinhos portugueses, a Essência do Vinho – Porto enfatiza isso mesmo em diferentes sessões. Do Alentejo, o Esporão fará uma prova de diferentes colheitas do Private Selection, branco e tinto. Do Dão, a Quinta dos Carvalhais mostra o comportamento de várias colheitas da monocasta Touriga Nacional. Nos Vinhos Verdes, outra prova comentada vai explorar a longevidade da casta Loureiro, a estrela do Vale do Lima, e da Bairrada chegarão diferentes exemplares da Quinta d´Aguieira. Não faltará também uma sessão com vinhos nacionais da década de 90.

 

Internacional

No capítulo internacional, um dos sublinhados é a prova “La Bella Itália”, que reunirá alguns dos mais sonantes nomes da Toscana, popularmente reconhecidos por “Super Tuscans”. De Champagne, a maison Henri Giraud mostrará os pergaminhos do “terroir” de Ay Champagne, sobretudo através da interpretação borbulhante da casta Pinot Noir. Na sessão “The Wine World” confrontam-se vinhos da velha Europa e de países tidos do Novo Mundo, havendo igualmente lugar à apresentação da nova linha de copos de cristal da austríaca Riedel, a “Winewings”, nome inspirado nas asas das aeronaves.

Provas com vinhos de Cabriz, Quinta da Pacheca, Quinta do Côtto, Lavradores de Feitoria e Blackett complementam o cardápio, que também serve três sessões de harmonização, combinações entre vinho e gastronomia com chefes que lideram restaurantes distinguidos pelo Guia Michelin.

 

Harmonizações

Arnaldo Azevedo, do portuense Vila Foz, o “Restaurante do Ano 2021” pela Revista de Vinhos, cria pratos para harmonização com os champanhes Philipponnat, maison de largo historial, que remonta já ao séc. XVI. Diogo Rocha, do galardoado Mesa de Lemos, em Silgueiros, Viseu, apresentará combinações com os vinhos da Quinta de Lemos, enquanto o chefe Vitor Matos irá conciliar a gastronomia com os vinhos salinos e tensos da Azores Wine Company.

“Portos Tawny 10 Anos: a verdade que se impõe!”, “Boas Compras do TOP Revista de Vinhos”, “Rosés de piscina, rosés gastronómicos e vinhos palhete”, “O que são os Orange Wines” são alguns dos temas das sempre didáticas “Conversas Sobre Vinho”.

A programação detalhada e as condições de acesso à 18.ª do Essência do Vinho – Porto estão disponíveis online, em essenciadovinhoporto.com

IKEA

IKEA Loulé tem novo diretor de loja

cervejas artesanais

1 em cada 3 consumidores de cervejas artesanais tem menos de 35 anos