in

Espumante Faina Maior é o mais recente com a chancela Baga Bairrada

Faina Maior é o nome do mais recente espumante com a chancela e o selo Baga Bairrada. Lançado no dia 9 de agosto, por ocasião da inauguração do Festival do Bacalhau 2017, em Ílhavo, resulta de uma parceria entre a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Associação Rota da Bairrada e o Município de Ílhavo, que se tem vindo a afirmar como a “Capital do Bacalhau”.

Como “Faina Maior” intitula-se a pesca do bacalhau à linha, praticada por homens e navios portugueses durante os séculos XIX e XX, nos mares da Terra Nova e da Gronelândia. A memória dos que viveram as aventuras desta faina está no Museu Marítimo de Ílhavo, onde a Sala da Faina Maior Capitão Francisco Marques exprime um duplo significado: evocação e homenagem a todas as comunidades que deram homens à “grande pesca”.

O Faina Maior Baga Bairrada Bruto branco 2014 é um espumante Blanc de Noirs, feito 100% a partir da casta (tinta) Baga. É uma edição limitada a 1.000 garrafas, com um preço de 10 euros e que estará à venda nos espaços da Associação Rota da Bairrada, na Curia, em Oliveira do Bairro e na Vagueira (espaço pop-up até setembro), na loja do Museu Marítimo e nas lojas de Turismo de Ílhavo. No contra-rótulo do Faina Maior Baga Bairrada 2014 pode ler-se um texto que apela à bravia das gentes da terra de Ílhavo.

Após uma prensagem muito delicada das uvas, aproveitando-se apenas o primeiro mosto, o Faina Maior Baga Bairrada Bruto branco 2014 fermentou durante 15 dias em cubas de inox com temperatura controlada.
 A elaboração seguiu o método clássico, com a segunda fermentação em garrafa e em cave, onde esteve durante 20 dias a 14,5 ºC. Seguiu-se um período de 28 meses de estágio em cave. 

Sucessores das empresas familiares preparam-se para a disrupção

Grupo Lusiaves já valoriza 97% dos resíduos que produz