in

Esmagadora maioria dos portugueses compra online assume hábito de comparar preços antes de decidir a compra

77% recorre a sites de comparadores de preços

Foto Shutterstock

A esmagadora maioria dos portugueses que compra online tem o hábito de fazer pesquisas para comparar preços antes de decidir onde efetuar a compra dos produtos: 92,6% dos portugueses que compram online assume essa rotina, sendo que 76,8% revela mesmo ter o hábito de recorrer a sites de comparadores de preços para descobrir onde comprar o produto mais barato.

Estas são algumas das conclusões da segunda vaga do “Barómetro E-Commerce”, da Marktest, cuja recolha de respostas, entre outubro e dezembro de 2021, confirma que quase 57% dos portugueses já tem o hábito de comprar online, sendo que mais de dois terços admite comprar, pelo menos, uma vez por mês.

 

Digitalização do hábito de compra

Dentro deste universo de compradores, a evolução entre a primeira e segunda vagas do barómetro revela que há indicadores que parecem confirmar a crescente digitalização do hábito de compra: o número de inquiridos que admite pesquisar online e, depois, comprar numa loja física recuou de 83,7% para 81,4%, enquanto o número de portugueses que diz ver produtos em lojas físicas antes de comprar online aumentou de 56,1% para 65,7%.

O facto de uma loja ter os preços mais baixos continua a ser o indicador mais decisivo para a maioria dos compradores online (56%) escolher o site de e-commerce onde efetua a compra dos produtos. O segundo indicador mais referido (37,3%) como decisivo pelos compradores online é o facto da loja não ter portes de envio.

No que respeita ao local de entrega das compras online, a casa dos compradores continua a ter larga vantagem (78,5%) nas respostas dos inquiridos, mas entre a primeira e a segunda vagas registaram-se aumentos no número de portugueses que dizem escolher o local de trabalho, pontos de levantamento click & collect ou o levantamento na loja para acederem aos produtos comprados online.

Publicidade

Continente Frango sem osso Limão_1

Continente lança frango assado sem osso no take-away

Nescafé Dolce Gusto

Bebidas vegetais Nescafé Dolce Gusto premiadas como Produto do Ano 2022