Entregas ao domicílio e take away impulsionam mercado do packaging

O crescimento das entregas ao domicílio e do consumo das refeições take away está a impulsionar o mercado europeu de embalagens, que deverá crescer de 5.650 milhões de euros, em 2015, para seis mil milhões de euros, em 2020.

O estudo “Tendências europeias de packaging out-of-home para 2022” da Smithers Pira indica um crescimento generalizado das embalagens para fora do lar em toda a Europa. Nos países de leste, o crescimento estimado é de 3% e na Europa Ocidental é de 2,8%. “Apesar de utilizarmos cada vez mais o formato digital em muitos aspetos da nossa vida, este estudo demonstra que o papel e o packaging podem ser um campo frutífero para o desenvolvimento de novas tendências, como acontece no serviço ao domicílio”, defende John Nelson, Commissioning Editor da Smithers Pira.

Os dois países que lideram atualmente o mercado do packaging na Europa são o Reino Unido e Espanha. O mercado britânico é o mais relevante, com um valor de 1.240 milhões de euros, e espera-se que mantenha esta posição pelo menos até 2020, com uma taxa de crescimento anual de 1,5%. Em Espanha, por seu turno, prevê-se também um aumento de 1,5% das vendas.

Enquanto que a Itália e a Alemanha lideram a faturação do sector alimentar, com 70 mil milhões de euros cada, o Reino Unido é um dos países onde mais se expandiu o uso do packaging para a alimentação. Isto deve-se ao rápido crescimento dos chamados restaurantes fast-casual, que hoje têm um volume de negócios de 1.390 milhões de euros, e à forma de consumo dos britânicos, que estão acostumados à comida para levar e aos alimentos embalados. Segundo Liz Wilks, diretora de Sustainability & Stakeholder Engagement Europe para o grupo Asia Pulp and Paper, que encomendou o estudo, “as recentes inovações no sector da entrega ao domicílio, como é o caso da Deliveroo, criaram novas oportunidades no packaging europeu. Os restaurantes tentam transmitir a experiência de comer no estabelecimento através da embalagem, o que representa uma boa oportunidade de negócio entre as empresas de packaging e os restaurantes”.

Coca-Cola investe 350 milhões de euros nas suas fábricas em Espanha

53% dos shoppers abandonam cesto de compras online se não gostarem da entrega