in

Empresas portuguesas não cumprem prazos de pagamentos

Foto Shuttertock

O atraso médio de pagamento em Portugal, durante o último trimestre de 2019, foi de 29,69 dias, segundo dados da 7.ª Análise de Comportamentos de Pagamento, realizado pela Informa D&B, citados pela SERES.

Este número coloca as empresas portuguesas entre aquelas que mais tempo demoram para realizar os pagamentos na Europa, junto a países como Itália (18,17 dias), Espanha (14,12 dias) e o Reino Unido (13,40 dias), muito acima da média europeia (13,17 dias).

No entanto, em comparação com os restantes países analisados no relatório, Portugal é dos poucos países europeus onde o atraso médio de pagamento diminuiu, passando de 31,01 dias, valor registado no último trimestre de 2018, para 29,69 dias, valor registado no mesmo período de 2019.

Ao longo de 2020, prevê-se que os pagamentos em atraso tenham tido um aumento significativo e que esta tendência continue a verificar-se em 2021. Estima-se também que os atrasos nos pagamentos tenham ascendido a valores próximos de 60% em 2020.

 

Faturação eletrónica

Com o objetivo de reduzir o atraso médio de pagamento, a SERES oferece a possibilidade de financiar faturas, permitindo o seu pagamento antecipado, para que as empresas possam financiar a sua atividade de forma imediata e melhorar a sua liquidez. “A automatização traz eficiência aos processos que envolvam tarefas repetitivas, devendo estas ser, no entanto, muito precisas: contabilidade, valores a receber e outros processos financeiros. A solução da Fatura Eletrónica da SERES unifica, no mesmo ambiente, todos os serviços e ferramentas necessárias para facilitar a partilha das faturas, transformando progressivamente e ao ritmo de cada negócio e seus parceiros o trabalho de receber as faturas em papel, substituindo-as por uma via eletrónica”, explica Alberto Redondo, diretor de marketing de SERES.

Publicidade

Primark

Primark teme impacto adicional de centenas de milhões de libras de vendas perdidas

Produção da EcoTank obtém a mais alta certificação de CSR