in

El Corte Inglés ultrapassa os 485 milhões de euros em volume de vendas em Portugal

As vendas do El Corte Inglés em Portugal atingiram os 485,793 milhões de euros, no exercício de 2021, concluído a 28 de fevereiro do corrente ano.

O valor está ainda 6,7% abaixo do de 2019, ano tomado como referência, considerando as circunstâncias excecionais decorrentes da pandemia no ano transato. O EBITDA alcançou os 45 milhões, o que representa um recuo de 24,84% face ao ano de referência. Já o resultado líquido foi de 17 milhões, o que representa, igualmente, um decréscimo face a 2019. Também os custos e despesas de exploração recuaram para os 463 milhões de euros.

 

Tendência de recuperação

O grupo considera que os resultados obtidos pela empresa portuguesa foram muito positivos, dada as limitações a que o comércio foi sujeito durante o exercício, sendo que as vendas do primeiro trimestre do exercício de 2022, referente aos meses de março, abril e maio, parecem reforçar a tendência de recuperação.

O exercício de 2021 ficou marcado pelo encerramento temporário dos dois grandes armazéns El Corte Inglés em Portugal e pelas limitações de horário e de lotação dentro das lojas, assim como pelas restrições à mobilidade e outras, decorrentes dos estados de emergência e calamidade, que, de acordo com o grupo, dificultaram a atividade comercial. “Apesar de todas estas restrições, a atividade comercial e, sobretudo, o volume de negócios, foi muito significativo. Neste sentido, a direção da empresa, que no exercício em apreço celebrou os 15 anos da sua loja de Gaia e os 20 da sua atividade em Portugal, considera estes resultados muito positivos, uma vez que confirmam a recuperação da atividade, apesar dos consideráveis esforços de adaptação e de investimento, necessários para garantir o funcionamento de todos os serviços e a implementação e manutenção das regras sanitárias”, pode ler-se no comunicado.

Estes resultados foram obtidos mesmo com a escassa participação do mercado de turismo, que apresentou uma recuperação limitada, quando comparada com o ano que antecedeu a pandemia.

Neste momento, a empresa prepara-se para continuar a investir em Portugal, tanto através do desenvolvimento do seu negócio online, onde acaba de inaugurar a Montra Portuguesa, uma loja virtual destinada a promover as marcas nacionais, como através de novos espaços, serviços e canais de comunicação com os clientes.

 

Retalho como principal motor do grupo

Em termos consolidados, a nível global, em 2021, o Grupo El Corte Inglés registou, no exercício de 2021, um incremento de 21,93% no seu volume de negócios, que chegou aos 12.508 milhões de euros. A evolução positiva da atividade impulsionou o EBITDA para os 804 milhões de euros, 756 milhões acima do ano anterior, situando-se o resultado líquido nos 120 milhões de euros.

Neste exercício, o Grupo El Corte Inglés conseguiu fortalecer o seu balanço, melhorar a estrutura financeira e reduzir a dívida, que alcançou o nível mais baixo dos últimos 15 anos de atividade.

O motor da recuperação foi o negócio de retalho, que alcançou vendas de 11.300 milhões, registando uma importante recuperação na área a moda, cujo crescimento, relativamente ao exercício de 2020, se situou perto dos 49%. Destaque também para o bom comportamento das vendas online, que já representa 12,3% do volume total do negócio.

 

Estratégia comercial

No plano comercial, e dentro do impulso da omnicanalidade e da transformação digital que está a ser levado a cabo pelo grupo, destaca-se o lançamento de novos produtos, tais como o Catálogo Estendido e a Consulta com o Especialista, cujo objetivo é amplificar a oferta e a assessoria que o El Corte Inglés se propõe prestar aos seus clientes. O objetivo é proporcionar a mesma experiência de compra especializada em todos os canais, sejam eles físicos ou digitais.

O Catálogo Estendido permite ampliar a proposta comercial a que os clientes têm acesso a partir de qualquer loja El Corte Inglés. Por seu turno, o serviço de Consulta com o Especialista oferece a assessoria online imediata. por parte de um vendedor especializado. e poderá ser prestada através de chat, telefone ou videochamada.

Globalmente, o grupo está empenhado numa reordenação da sua proposta comercial para se concentrar nas lojas que permitem a oferta global, isto é, em todas as categorias de produtos e serviços.

Contrafacao_SemanaAnticontrafacao_2022 (14)

ASAE apreende 85.470 artigos contrafeitos

Sport Zone Alcantarilha

Sport Zone reforça presença no Algarve com abertura de loja em Alcantarilha