A DS Smith lança a sua nova visão e estratégia de sustentabilidade “Now and Next”, que estabelece compromissos e objetivos ambiciosos para a próxima década.
Através de uma abordagem de sustentabilidade em duas fases (para hoje e para o futuro), a DS Smith continuará a promover a transição para uma economia circular mediante a realização de parcerias com clientes, comunidades, governos e pessoas influentes, com o objetivo de manter os materiais em uso durante o máximo de tempo possível, reduzir os resíduos e contribuir para a regeneração dos ecossistemas naturais. Assim, a empresa continuará focada na redução das emissões de CO2, na proteção da biodiversidade e na redução do consumo de água.
“À medida que damos resposta ao mundo em constante mudança, no qual vivemos e trabalhamos, é fundamental que o nosso impulso para redefinir o packaging continue a colocar a circularidade no centro do nosso negócio. Esta nova estratégia permite-nos ir mais além de termos um sólido modelo de negócio circular internamente, para fornecermos soluções mais circulares aos nossos clientes e à sociedade em geral, substituindo os plásticos problemáticos, reduzindo o carbono das cadeias de fornecimento e disponibilizando soluções de reciclagem inovadoras”, afirma Miles Roberts, Group CEO da DS Smith.
“Now and Next”
A estratégia estabelece quatro pilares-chave, para além do compromisso constante de reduzir as emissões de CO2 em 30%, comparativamente com 2015, e proteger as florestas e a biodiversidade em todos os locais onde opera. As área- chave desta estratégia impulsionarão o crescimento sustentável da DS Smith através de objetivos ambiciosos.
Até 2023, a DS Smith irá produzir packaging 100% reciclável ou reutilizável e tem como objetivo que, até 2030, todo o seu packaging seja reciclado ou reutilizado.
Até 2025, irá otimizar a utilização de fibras para cada cadeia de fornecimento em 100% das suas novas soluções de packaging e, até 2030, otimizar cada fibra para cada cadeia de fornecimento.
Ainda até 2025, a DS Smith irá retirar mil milhões de artigos de plástico problemático das prateleiras dos supermercados, retirar 250 mil camiões das estradas e trabalhar com parceiros para encontrar soluções para o packaging “difícil de reciclar”. Até 2030, o objetivo é utilizar o packaging e a reciclagem para fomentar a economia circular, substituindo os plásticos problemáticos, reduzindo as emissões de carbono dos clientes e eliminando os resíduos das embalagens de consumo.
Também até 2025, a DS Smith irá envolver 100% dos seus colaboradores na economia circular e, até 2030, irá envolver cinco milhões de pessoas na economia circular e em estilos de vida circulares.
Sustentabilidade
Wouter van Tol, Head of Sustainability, Community and Government Affairs, refere que “a estratégia ‘Now and Next’ posiciona a DS Smith na vanguarda da indústria do packaging e define um caminho claro para enfrentar os desafios imediatos, ao mesmo tempo que contribui para satisfazer as necessidades de uma nova geração, criando soluções alinhadas com os princípios da economia circular. Ao adotar uma abordagem sistémica global, temos uma oportunidade enorme de fazer progressos significativos em relação às nossas responsabilidades ambientais, sociais e de gestão“.
Após progressos mensuráveis em relação aos seus nove objetivos de sustentabilidade a longo prazo, a estratégia de sustentabilidade “Now and Next” foi introduzida como parte de uma revisão estratégica e da visão de ser o fornecedor líder de packaging sustentável.
No ano passado, a DS Smith atingiu várias metas de sustentabilidade, incluindo uma redução de 11% das emissões, comparativamente com 2015, numa base similar, e um envolvimento de 100% em programas comunitários nas fábricas onde emprega mais de 50 pessoas.
Como empresa internacional de packaging, a DS Smith produziu mais de 17 mil milhões de caixas em 2019/20 e é a maior recicladora de cartão e papel da Europa, gerindo seis milhões de toneladas por ano, o que a torna numa recicladora líquida positiva. A DS Smith é um dos 16 parceiros estratégicos da Fundação Ellen MacArthur, reconhecida autoridade global em economia circular.