packaging
in

DS Smith integra Métricas de Design Circular nas suas fábricas de packaging

A DS Smith integrou as suas Métricas de Design Circular em todas as suas fábricas de packaging, para apoiar a transição para a economia circular e ajudar os clientes a alcançar os seus objetivos de sustentabilidade.

A empresa internacional de packaging é agora capaz de medir e quantificar o desempenho de sustentabilidade de cada um dos seus designs, graças a oito indicadores-chave: pegada de carbono, desenvolvido para ser reutilizado, otimizado para a cadeia de fornecimento, reciclável, seguro para o planeta, utilização de materiais, fonte de material renovável e conteúdo reciclado.

 

Métricas de Design Circular

As Métricas de Design Circular estarão disponíveis em todas as fábricas que produzem packaging da Ibéria – oito em Espanha e cinco em Portugal –, assim como nas fábricas da DS Smith Tecnicarton, especializadas em embalagem industrial. Para garantir a sua correta aplicação, 70 designers da empresa receberam formação sobre esta ferramenta, 30 dos quais nas fábricas de Portugal e 40 nas de Espanha.

Os dados das Métricas de Design Circular permitem às marcas e retalhistas comparar diferentes soluções de design, ajudando-os a reduzir os resíduos e a poluição, além de prolongar a vida útil dos materiais e produtos. O facto de poderem fazer essa comparação nas fases iniciais de um projeto é importante, uma vez que mais de 80% do impacto ambiental de um produto é definido na fase de desenvolvimento.

O design é um dos elementos cruciais da economia circular e as nossas métricas de design circular desempenham um papel fundamental no processo de desenvolvimento colaborativo com os nossos clientes”, afirma Iago Candal, Design & Innovation Manager da DS Smith Packaging Ibéria.

 

Economia circular

A implementação das Métricas de Design Circular segue-se ao lançamento dos Princípios de Design Circular, que teve lugar no ano passado, desenvolvidos em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur. Desde então, os 700 designers da DS Smith receberam formação sobre como aplicar os princípios para desenvolver soluções de packaging adequadas para a economia circular.

A economia circular está no centro da estratégia de sustentabilidade Now and Next da DS Smith, a qual está focada em fechar o ciclo através de um melhor desenvolvimento, proteger os recursos naturais, tirando o máximo proveito de cada fibra através de soluções circulares, e capacitar as pessoas para liderar a transição para uma economia circular.

Em 2023, a DS Smith produzirá packaging 100% reciclável ou reutilizável e o seu objetivo é que, até 2030, todo o seu packaging seja reciclado ou reutilizado.

Lidl

Lidl reabre loja de Vila Nova de Famalicão-Ribeirão

Grupo Lego

Grupo Lego aumenta receitas em 46%