in

Dono do TikTok quer lançar um serviço para competir com o Spotify

A ByteDance quer competir com o Spotify e a Apple Music. O grupo chinês, dono da popular aplicaçãp de micro-vídeos TikTok, está a negociar com as principais produtoras o lançamento de um serviço de streaming de música por subscrição, segundo o Financial Times. A empresa, avaliada em mais de 75 mil milhões de dólares na última rodada de financiamento, já iniciou discussões com a Universal Music, Sony Music e Warner Music para licenciar os seus catálogos.

A Bytedance espera ter o serviço pronto no próximo mês para lançá-lo inicialmente na Índia, Indonésia e Brasil. De acordo com o Financial Times, o passo seguinte contempla a implantação também nos Estados Unidos. O jornal diz que a aplicação terá um preço menor do que seus rivais Spotify e Apple.

O grupo chinês é conhecido no Ocidente pelo sucesso de TikTok, uma aplicação que triunfa entre os jovens e já acumula mais de 1.000 milhões de downloads.

A Bytedance construiu o seu sucesso criando uma aplicação para o mercado internacional, o TikTok, diferente daquela que opera no seu país desde 2016, chamado Douying. Depois de comprar o seu rival Musical.ly em 2017 por 1 mil milhão de dólares, o TikTok está disponível em mais de 150 mercados e em 75 idiomas.

Já o Spotify é o líder mundial no negócio de streaming de música. A empresa sueca tem 113 milhões de assinantes depois de aumentar o seu número de assinantes em 31% no último trimestre. A sua base mensal de utilizadores ativos é de 238 milhões, um aumento de 30%.

Bytedance

Em julho, a Bytedance informou que as suas aplicações totalizam 1,5 mil milhões de utilizadores ativos mensais e 700 milhões de utilizadores ativos diários.

Além do TikTok, o grupo opera várias aplicações que agregam notícias e conteúdo de terceiros usando inteligência artificial para mostrar conteúdo personalizado. Entre estas está Toutiao, disponível apenas na China, TopBuzz e NewsRepublic. Segundo a Reuters, a empresa espera receitas em 2019 de 120.000 milhões de yuans (15.400 milhões de euros).

Publicidade

Publicidade

Henkel estende a sua parceria com o Plastic Bank

Pol Codina nomeado Country Manager da PepsiCo em Portugal