in

Domino lança nova gama de impressoras Ax-Series

A Domino Printing Sciences lançou a Ax-Series, uma nova gama de impressoras a jato de tinta contínuo (CIJ) otimizadas para os ambientes de produção mais exigentes.

Ao desenvolver esta nova série, a Domino reescreveu as regras da codificação e marcação, revisitando a ciência que está por detrás do jato de iinta e introduzindo novidades em três áreas. Esse trabalho resultou numa completa reengenharia da tecnologia, que virá satisfazer todas as expectativas dos clientes em matéria de produtividade, qualidade e custo de exploração.

Os três pilares de inovação da Domino na Ax-Series são as novas tintas e cabeça de impressão i-Pulse, a plataforma de software e componentes eletrónicos i-Techx e o design Domino, uma nova abordagem à conceção total do produto de forma a maximizar a produtividade e a facilidade de operação. “O jato de tinta contínuo (CIJ) ainda é a solução de codificação preferida de muitos mercados e indústrias, mas vimos a oportunidade de repensar três elementos fundamentais da tecnologia para apresentar benefícios mensuráveis aos clientes e, assim, mudar a forma como o jato de tinta contínuo é entendido”, diz Paul Doody, diretor de Marketing na Domino Printing Services. “Com a nova Ax-Series, a Domino pode agora oferecer uma gama de sistemas a jato de tinta que estabelecem novos standards em termos de impressão de alta qualidade, produtividade e custo de exploração consistentes, tornando o CIJ num investimento orientado para o futuro”, acrescenta.

A Domino retomou à ciência que inicialmente deu origem à tecnologia jato de tinta contínuo para desenvolver a nova cabeça de impressão i-Pulse e o gerador de gotas único de frequência combinada. O sistema i-Pulse controla a formação de cada gota de tinta para criar sempre a gota perfeita, trazendo avanços em termos de colocação e exatidão, para uma codificação com qualidade, fiável, de alta velocidade e consistência.

A nova cabeça de impressão otimiza a legibilidade e a capacidade de impressão, permitindo mensagens com uma resolução ainda maior, criando várias linhas de dados às maiores velocidades de impressão, sem comprometer a eficiência global do equipamento (OEE).

Os códigos de maior qualidade são otimizados para sistemas MRC e OCR, que por sua vez reduzem as taxas de rejeições. O robusto design da cabeça de impressão e a selagem dos nozzles permite que a tecnologia i-Pulse seja utilizada nos ambientes de produção mais difíceis, eliminando paragens não planeadas, reduzindo significativamente os tempos de paragem e minimizando as operações de limpeza, mesmo quando se utilizarem tintas pigmentadas.

A capacidade de reduzir a acumulação de tinta minimiza a necessidade solvente. Para as cabeças de impressão i-Pulse desenvolveu-se uma completa gama de tintas que garantem fiabilidade e elevado desempenho numa alargada gama de aplicações. Para além disso, conceberam-se tintas completamente novas, para aplicações a jato de tinta mais exigentes, incluindo processos de esterilização, aplicações em alimentos congelados e garrafas de vidro reutilizáveis.

Novas tintas exclusivas, sem cetonas e de secagem rápida, destinadas a aplicações em embalagens flexíveis para produtos alimentares fazem também parte da gama. As tintas i-Pulse são concebidas e fabricadas respeitando as mais recentes normas mundiais, incluindo as mais recentes da EuPIA para aplicações de materiais que contactam com produtos alimentares.

i-Techx é a nova plataforma de software e componentes eletrónicos flexível e de elevado desempenho. Concebida para otimizar o retorno sobre o investimento dos clientes, através da vida útil das impressoras, e de forma a eliminar erros de codificação, permitindo a fácil integração da Ax-Series na linha de produção e no ambiente de assistência, elevando a usabilidade a um novo patamar.

Recorrendo às mais recentes técnicas de desenvolvimento da experiência para o utilizador, o novo interface é mais intuitivo, inclui novas opções de idiomas e caracteres que permitem aos utilizadores personalizarem o formato do ecrã tátil, mantendo a facilidade de operação. Como resultado, o sistema i-Techx obtém pontuações de usabilidade do sistema que são comparáveis às dos smartphones.

Concebida a partir do nada para ser compatível com Industry 4.0, a Ax-Series não só se integra em linhas de produção existentes como suporta uma variedade de protocolos de comunicação de automatização, como, por exemplo, PACK-ML e OPC-UA.

Entretanto, a eletrónica de alta velocidade permite a serialização e outras aplicações de codificação exclusivas nas linhas de produção mais rápidas. Um vasto conjunto de sensores integrados automatiza a monitorização do sistema, permitindo a existência de diagnósticos proativos, preventivos e assistência remoto através da IoT e da ligação à Domino Cloud.

A Domino Cloud está a ser introduzida em conjunto com a Ax-Series para fornecer um potente diagnóstico e monitorização remota e fornecer ao cliente a capacidade de realizar relatórios. A compatibilidade com a Domino Cloud é fornecida de série na Ax-Series como parte da extensão da garantia SafeGuard, disponível para períodos até sete anos. 

Publicidade

Coca-Cola ganha 28% menos no terceiro trimestre

Samsung lança campanha de outono