Beba com Cabeça
in ,

DICAD, ANEBE e Rock in Rio promovem Ação 18+ de sensibilização sobre o consumo de álcool

O Rock in Rio, a DICAD da ARSLVT e a ANEBE, através do programa Beba Com Cabeça, promovem uma intervenção com foco no combate à venda e consumo de álcool por menores no recinto do festival e respetiva sensibilização aos participantes para o consumo moderado e responsável de bebidas alcoólicas.

Tal como em edições anteriores, o Rock in Rio aposta na promoção dos comportamentos responsáveis em matéria de consumo de álcool e redução de riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas no seu recinto, através de uma parceria com a ANEBE – Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas e a DICAD (Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

 

Ação 18+

Esta cooperação para a Ação 18+ visa sensibilizar os participantes do festival para o consumo moderado de álcool e contempla intervenções junto dos operadores e funcionários de bares acerca da venda responsável de bebidas alcoólicas, com particular enfoque na completa proibição de bebidas alcoólicas a menores de idade.

João Vargas, secretário geral da ANEBE, explica a dinâmica e o alcance desta iniciativa. “A associação vai colaborar com dois programas, o Menores nem uma Gota e o Beba Com Cabeça. Basicamente, os maiores de 18 anos recebem uma pulseira e um apelo ao consumo moderado e responsável através de 70 voluntários que estarão espalhados pelo recinto a intervir junto das pessoas. Relembrar que só os maiores de 18 anos terão a pulseira que lhes permite consumir bebidas alcoólicas no festival. O Rock in Rio é sinónimo de festa e convivialidade entre amigos e família e a diversão é possível sem álcool para menores de idade”.

Esta operação contará com mais de 70 voluntários, devidamente formados pela DICAD da ARSLVT, que estarão espalhados por equipas e em dois turnos, por todo o recinto, nos quatro dias do evento. Estas equipas irão intervir com mensagens de consumo responsável e moderado junto dos festivaleiros e distribuir pulseiras 18+ que identificam a pessoa como sendo maior de idade.

Laboratoires / Serres/ CMI

Timac Agro lança primeiro curso de capacitação em nutrição vegetal

Garrafeira Benfica prémios IWC

Quatro vinhos da Garrafeira Benfica arrecadam prémios no IWC 2022