in

DIA investigado por vender leite a 20 cêntimos o litro

O DIA está a ser investigado pela Agência de Informação e Controlo Alimentar (AICA) espanhola pela venda de leite a 20 cêntimos o litro em algumas das suas lojas El Árbol nas Astúrias.

Estamos a investigar tanto os fabricantes como a distribuidora que colocaram no mercado a dita oferta”, disse fonte do ministério espanhol da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (Magrama).

A congénere da ASAE ativou já um protocolo de atuação com ações de inspeção e controlo para comprovar o disposto na lei 12/2013, que regula o funcionamento da cadeia alimentar.

A denúncia foi feita na semana passada pela UPA à Asociación Española de Distribuidores, Autoservicios y Supermercados (Asedas), após a qual a promoção foi retirada. Em comunicado, o DIA refere que, após o alerta da UPA, a retirada foi concretizada nas 24 horas seguintes, ou seja, na quarta-feira 25 de maio.

O preço promovido ter-se-á devido a um “erro” durante uma operação de desarmazenagem das lojas El Árbol e afetou 144 litros de leite. A cadeia refere que vende anualmente mais de 400 milhões de litros de marca própria, pelo que, no seu entender, este erro “não é quantitativo na sua política comercial”.

Bruxelas admite impacto do fim das quotas leiteiras no agravamento do preço aos produtores

Miró prestes a pedir insolvência pela terceira vez