in

DIA desmantela cadeia El Árbol

O Grupo DIA vai desmantelar a cadeia de supermercados El Árbol, com o encerramento de 40 lojas e a integração dos restantes, cerca de 342, nas redes Dia Market e La Plaza.

Esta cadeia, nascida nas Astúrias em 1981, tinha sido adquirida pelo Grupo DIA por um euro, com a assunção da dívida, em 2014, num total de 454 lojas e sete mil trabalhadores, dos quais dois mil no Principado das Astúrias. Para justificar o seu desaparecimento da cadeia, o DIA disse aos sindicatos que o volume de negócios desceu cerca de 3% em 2015 e que, não obstante os custos de exploração terem reduzido em 6%, ainda há um desequilíbrio entre as receitas e os gastos da El Árbol.

O plano de reestruturação prevê o encerramento de 40 pontos de venda cujo volume de negócios não atinge os 55 mil euros por mês, considerados pelo DIA como inviáveis. As outras 140 lojas contempladas neste plano passarão a ser exploradas sob a insígnia Dia Market, através de uma operação de compra e venda de ativos a realizar neste primeiro trimestre. Todos os trabalhadores afetos a estas lojas manterão as suas condições salariais. Os restantes 162 pontos de venda serão integrados na rede La Plaza, onde também estão a ser integradas as lojas compradas à Eroski.

Publicidade

Casino encerra o ano com valores negativos

Henkel perde o seu presidente para a Adidas