360hyper.pt: ambição de ser o marketplace número 1 a nível mundial

Nuno Duarte, cofundador e CEO do 360hyper.pt

Foi uma das novidades de 2020, a criação de um novo marketplace onde é possível encontrar diversos retalhistas, encomendar e receber, numa única encomenda, as compras feitas online em insígnias tão distintas como Makro, Recheio ou Minipreço. Trata-se do 360hyper.pt, que faz prevalecer a entrega no próprio dia, até quatro horas, como um dos principais elementos diferenciadores do seu serviço. Criado com tecnologia “in house”, o 360hyper.pt ainda não fez um ano de mercado, mas já aponta à internacionalização.

 

Na base da criação do 360hyper.pt encontra-se uma lacuna verificada pela equipa de fundadores da plataforma, que considerou “não haver uma solução conveniente, tanto ao nível de entregas em tempo útil, como também na diversificação dos próprios retalhistas”, destaca Nuno Duarte, cofundador e CEO do 360hyper.pt.

Motivação baseada na experiência pessoal e que serviu de pedra de toque para a criação deste marketplace agregador de várias insígnias, criado com tecnologia desenvolvida “in house”, o que permite garantir os “timings” a que se propõe. Nomeadamente, quatro horas, possibilitando aos clientes comprar de manhã e receber as suas compras ainda antes de almoço. “Os nossos objetivos, no primeiro ano, passam pela inclusão de novas insígnias, melhorar a nossa plataforma tecnológica, por forma a ter um crescimento exponencial, e continuar a desenvolver um modelo de negócio único no mundo, que nos permita ser o marketplace número um a nível mundial”, assume Nuno Duarte.

E se a ideia base já tinha surgido algures no passado, a pandemia de Covid-19 foi o catalisador necessário para avançar para a respetiva concretização. Desde o momento da decisão até à primeira venda, não passaram mais do que 15 dias úteis. “Tudo isto para criar uma plataforma, fazer as parcerias, desenvolver conteúdos e integrar sistemas”, relembra.

360hyper 1

Arranque em pico de pandemia

Razão pela qual os primeiros meses de atividade do 360hyper.pt superaram as expectativas, com o arranque do projeto a coincidir com o pico da pandemia, o que gerou um fluxo de encomendas maior do que o esperado. O verão trouxe uma certa acalmia, estabilizando-se o fluxo normal de pedidos após esse período, com a plataforma a crescer, mês após mês, de forma sustentada. “Acreditamos que o contexto foi, obviamente, favorável e, sobretudo, para a experimentação do online. Muitos dos nossos clientes nunca tinham comprado online, no entanto, os que experimentam tendem a voltar. 80% dos nossos clientes faz, pelo menos, uma segunda compra”, assegura Nuno Duarte.

Ao dispor dos consumidores encontra-se um sortido de mais de 30 mil SKU’s, repartidos por três insígnias, existindo, presentemente, conversações de modo a incluir novos operadores na umbrela do 360hyper.pt. Que em termos de entregas cobre as regiões de Grande Lisboa, Grande Porto, Braga, Torres Vedras, Setúbal e Algarve, com Nuno Duarte a considerar que o bom arranque do projeto não só está associado à cobertura geográfica então assegurada, como se deve, especialmente, ao serviço que a plataforma disponibiliza. “A nossa missão é conseguir reproduzir as compras online de primeira necessidade, tal como acontecem no offline. Para isso, queremos entregar na mesma encomenda produtos de diferentes retalhistas, com entregas rápidas até quatro horas, disponibilizando um ‘personal shopper’ dedicado a fazer as compras pelo cliente. Acreditamos que, no curto prazo, conseguiremos entregar em todo o país”.

 

“Não faria sentido arrancar uma empresa tecnológica, nos dias de hoje, que não tivesse entregas no mesmo dia”

 

“Same day delivery”

A entrega no mesmo dia, uma das vantagens do 360hyper.pt reconhecidas pelo seu CEO, e que se encontra intrinsecamente ligada à proposta de valor da plataforma, surgiu como um dos principais eixos de ação e elemento diferenciador da mesma. “Não faria sentido arrancar uma empresa tecnológica, nos dias de hoje, que não tivesse entregas no mesmo dia”, analisa Nuno Duarte.

E é com objetivos bem concretos que o 360hyper.pt continua a desenvolver a sua proposta de valor, com o contexto social e macroeconómico a potenciar o crescimento do e-commerce pelo conforto trazido aos seus utilizadores. “Sentimos um franco crescimento nas encomendas para o próprio dia, em especial, nos clientes habituais, o que nos leva a crer que, com o hábito da comodidade do serviço que disponibilizamos, este é considerado de valor acrescentado”, valida o CEO do 360hyper.pt.

Sem revelar montantes de investimento, o responsável aponta à internacionalização do conceito, com o 360hyper.pt a fazer prevalecer o fator aglutinador do seu marketplace, onde é possível “encontrar os supermercados favoritos dos nossos clientes e onde podem encomendar, no mesmo lugar, todos esses produtos, recebendo na mesma entrega”. Serviço associado a uma noção de conforto e comodidade, com o “delivery” de outras áreas, tais como o retalho alimentar, a ir no seguimento da procura por entregas de refeições no lar. “Sabíamos, desde o primeiro dia, que montar uma plataforma em tempo recorde era muito ambicioso e que trazer parceiros para o nosso marketplace seria um grande desafio. Fomos cirúrgicos na nossa procura e tivemos a sorte de encontrar parceiros que acreditaram na nossa visão, desde o primeiro minuto. Só podemos agradecer, porque foi com eles que conseguimos lançar o 360hyper.pt em tão pouco tempo”, valida Nuno Duarte.

 

GC-21122020-007

 

2021

Responsável que considera que, se o 360hyper.pt começar o exercício de 2021 como está a terminar o ano de 2020, seria uma concretização “fantástica”. Ao aumentar vendas, ao crescer com novos clientes, disponibilizar novas lojas e diversificar o cardex disponível, ao mesmo tempo que se encontra a desenvolver o marketplace e tecnologia própria que lhe serve de base, sem com isto deixar de “piscar olho” à internacionalização, com a presença em mercados internacionais a ser uma concretização desejada no término do exercício vindouro.

Diogo Abreu, CEO da Empresa das Águas do Vimeiro

O renascimento da Vimeiro

Daniel Redondo, CEO da J. Carranca Redondo

“Tentamos que as pessoas sintam que, por detrás da marca, estão outras pessoas”