in ,

Danone assegura postos de trabalho e salários nos próximos 3 meses a nível mundial

Foto Shutterstock

A Danone garantiu aos seus funcionários, a nível mundial, que os postos de trabalho e salários estão assegurados durante os próximos três meses, face ao clima de instabilidade económica e de pandemia provocada pela Covid-19.

O objetivo é que as cerca de 100 mil pessoas que fazem parte da companhia “continuem a contribuir com o seu trabalho e apoiando o dos seus colegas, mantendo a capacidade operacional e salvaguardando preocupações adicionais de perda de rendimentos ou de função, permitindo, assim, que permaneçam focadas na sua missão de levar saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível: consumidores, pacientes e profissionais de saúde de todo o Portugal, através do portfólio das suas duas divisões – a divisão de Produtos Diários Essenciais, da qual fazem parte os iogurtes e leites fermentados de várias marcas, como Danone e Activia, e a divisão de Nutrição Especializada, da qual fazem parte os leites infantis da marca Aptamil e a alimentação médica especializada que tem por exemplo a marca Nutricia Fortimel“.

Para garantir a proteção social dos seus funcionários, a Danone desenvolveu um conjunto de medidas internas – aplicadas a todos os mercados internacionais – com um compromisso específico durante este período, que passa por salvaguardar a não rescisão de todos os contratos de trabalho devido à crise sanitária, garantindo os rendimentos durante os próximos três meses, assegurando os rendimentos a 100% no caso de licença médica, quarentena ou assistência à infância e prémios salariais nos países onde colaboradores estão na linha de frente a assegurar a operação de produção para Portugal. Relativamente à proteção e apoio de pequenos parceiros de negócio, a Danone disporá de 250 milhões de euros para facilitar a liquidez a curto prazo de pequenos fornecedores e clientes, através do ajuste das condições de pagamento.

Danone Portugal

Em Portugal, as diretrizes internacionais da companhia serão aplicadas, estando ainda as duas divisões nacionais focadas em contribuir com ajuda financeira e a doação de produto e bens a várias associações e entidades.

Para os consumidores, reforçámos a doação a instituições como o Banco Alimentar Contra a Fome, onde, no último mês, foram oferecidos mais de 20 mil quilogramas em produto, o que resulta em mais de 178 mil iogurtes e leites fermentados. A Comunidade Vida e Paz, a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, a Crescer ou a Noor’Fatima são algumas de outras instituições carenciadas que também receberam doação de produto – iogurtes e leites fermentados – por parte da Danone. Para os profissionais de saúde, cada uma das divisões da Danone contribuiu com a oferta de mil euros à Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, para a compra de equipamento de proteção individual, que será distribuído aos profissionais de saúde que se encontram a combater a pandemia provocada pelo coronavírus“, refere em comunicado.

Produtos Diários Essenciais

Para além disso, a divisão de Produtos Diários Essenciais lançou, junto dos seus colaboradores, uma plataforma de crowd funding, que tem como objetivo recolher donativos em dinheiro dos colaboradores Danone, valor que, no final, a empresa duplicará e oferecerá à iniciativa #euajudoquemajuda da Cruz Vermelha Portuguesa, um fundo de combate à Covid-19, que visa a aquisição de material médico e hospitalar para combater o surto, tendo ainda disponibilizado à Cruz Vermelha Portuguesa um equipamento de refrigeração.

Segundo Ludovic Reysset, Country Manager da divisão da Danone de Produtos Diários Essenciais, “é nos momentos de crise que se vê o carácter das empresas e das pessoas. Nunca antes a nossa visão ‘One Planet. One Health’ foi tão significativa e a nossa contribuição tão clara como empresa de alimentos líder no mundo. Precisamos continuar a apoiar as pessoas e cumprir a nossa missão de levar a saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível. Mobilizamo-nos por quem mais precisa e tentamos ajudar quem ajuda neste momento difícil, nunca esquecendo os milhares de famílias que, todos os dias, consomem os nossos produtos e que queremos continuar a alimentar. Hoje, amanhã e no dia seguinte, como temos feito nos últimos 100 anos”.

Nutrição Especializada

Por sua vez, a divisão da Nutrição Especializada decidiu apoiar o estado nutricional dos “targets” mais sensíveis, pois sabe-se que um pior estado nutricional se associa normalmente a um pior prognóstico e a um risco aumentado de complicações em caso de doença aguda. Desta forma, doou produtos de nutrição específica – Nutricia Fortimel e Nutilis – a unidades de cuidados intensivos, institutos de oncologia, hospitais de dia e centros de reabilitação.

De acordo com Rita Horta, Country Manager da divisão da Danone de Nutrição Especializada, “nesta divisão, a nossa missão é ‘Nutrir Todas as Fases da Vida’ e nunca esta missão fez tanto sentido como agora. É nossa obrigação garantir que todos os pais conseguem ter acesso à nutrição correta para os seus filhos, que crianças com doenças metabólicas tenham acesso à nutrição especializada e adequada para o seu estado de saúde, que os idosos consigam ter um estado nutricional adequado e que os profissionais de saúde possam ter a sua vida facilitada. É o meu compromisso e de toda a empresa canalizar todos os esforços e prioridades para satisfazer essas necessidades, não só através de manter os nossos produtos disponíveis, mas também, quando necessário, de os poder oferecer, além de ajudar todos os profissionais de saúde a desempenhar as suas funções o melhor possível”.

Em Portugal, a Danone emprega um total de 160 colaboradores, 80 em cada uma das divisões referidas.

Vale da Estrela inicia vendas online

investimento imobiliário

A influência da Covid-19 no sector de investimento