in

Cuidados com as escovas do limpa vidros que lhe vão poupar dinheiro

Grande Consumo - Branded Content

Sabia que as escovas do limpa vidros do seu carro podem durar de 18 a 24 meses?

Se acredita que as escovas têm a durabilidade de, no máximo, um ano, está enganado. Dependendo dos cuidados tidos, as escovas podem durar até 24 meses, ou seja, dois anos. No entanto, para alcançar essa durabilidade, terá de dar uma atenção extra ao seu carro.

Descubra quais os cuidados necessários e aumente o tempo de vida deste componente tão importante no mundo automóvel.

 

As suas escovas estão gastas?

O primeiro passo para uma manutenção adequada é saber qual o estado das suas escovas. Estão gastas?

Um dos primeiros sinais das escovas gastas são as linhas desenhadas no vidro, normalmente resultado da sujidade ou da idade das escovas. A vibração e o barulho feito pelas escovas também são sinais de deformação e o mesmo acontece quando a escova falha a limpeza em determinadas zonas do vidro, a velocidades elevadas.

Se está familiarizado com estes problemas, muito provavelmente as suas escovas estão gastas. É importante substituí-las por escovas de boa qualidade de modo a não comprometer a segurança rodoviária.

Após a mudança das escovas, deve fazer a manutenção com as dicas que vamos dar no ponto seguinte.

 

Como aumentar a longevidade das escovas do limpa vidros?

1. Comprar escovas de qualidade

Caso as suas escovas estejam gastas, o primeiro ponto é comprar escovas novas para o carro.

Escolha opções de boa qualidade e entre os três tipos principais: escovas convencionais de inverno, escovas planas e escovas híbridas. Se não sabe qual a diferença entre as três, pode encontrar mais informações em autopecas-online.pt.

Tendo escovas de qualidade, conseguirá melhores resultados na manutenção.

 

2. Limpar as escovas com frequência

Limpe as escovas, no mínimo, uma vez por mês. No entanto, cada caso é um caso, e se usar o seu carro em locais que vão sujar o mesmo – locais com areia ou com mais pólen –, aconselhamos a limpeza uma vez por semana.

Essa frequência na limpeza deve ser mantida mesmo que o carro esteja estacionado na garagem.

Mas como fazer uma limpeza de qualidade? Levante o braço das escovas e use um pano húmido com álcool ou produto próprio. A limpeza irá remover a sujidade dos vidros e também das borrachas.

No momento de limpeza, escolha produtos adequados para que a borracha não seja danificada. Informe-se acerca das melhores opções disponíveis no mercado.

 

3. Faça a manutenção do depósito do líquido limpa vidros

Se usar as escovas a seco, qualquer sujidade ou poeira poderá danificar as mesmas.

Para evitar este problema, tenha sempre o depósito do líquido limpa vidros cheio com o produto recomendado. Muitas pessoas usam água da torneira, mas esta escolha pode provocar a acumulação de calcário, o que pode trazer consequências futuras.

Com este cuidado, nenhuma limpeza será feita a seco e as escovas irão ter maior duração.

 

4. Evite usar as escovas na presença de gelo

Em algumas regiões, principalmente nos tempos mais frios, pode chegar ao carro e ter o vidro com um pouco de gelo ou, mesmo, quase congelado. Se usar o pára-brisas nestas circunstâncias, pode danificá-lo.

Existem diversas opções para lidar com a situação, como usar água morna, portanto opte por estes truques para manter o bom estado do limpa vidros. Lembre-se, ainda, de nunca usar água quente pois pode danificar o seu vidro devido à diferença de temperaturas.

 

5. Por último, tenha cuidados especiais no tempo quente

Ao contrário do que possa pensar, não é no inverno que as escovas se danificam mais, mas sim no verão. Durante o tempo quente, as escovas quase não são usadas, o que leva à acumulação de sujidade e, consequentemente, a possíveis danos. Mantenha a limpeza durante o tempo quente.

O calor é, ainda, responsável por danificar as borrachas dos pára-brisas. Para evitar este problema, tente deixar o carro na garagem. Se possível, não o deixe estacionado ao sol durante o dia, pois essa exposição irá agravar os danos provocados no verão.

Colocando em prática todos os cuidados mencionados, conseguirá aumentar o tempo de vida do seu limpa vidros, e, consequentemente, poupar alguns euros.

Tem outras dicas que queira partilhar?

Publicidade

Valença

Intermarché renova loja de Valença

Aldi

Aldi reforça presença no Algarve