Kitch, a cozinha virtual fundada por Rui Bento e Nuno Rodrigues, responsáveis pelo lançamento da tecnológica Uber em Portugal, começou a operar em Lisboa.
A startup tem como missão permitir que os lisboetas tenham a comida dos seus restaurantes favoritos nas mesas das suas casas e possibilitar que estes restaurantes sirvam os lisboetas a partir de cozinhas especialmente desenhadas para o serviço de entrega de comida.
“Cada vez mais, encomendamos comida para casa. É fácil, é conveniente e são cada vez mais os restaurantes disponíveis. Mas nem tudo é perfeito. Muitos dos nossos restaurantes favoritos continuam a não conseguir chegar à mesa da nossa sala. E a maioria dos restaurantes não conceberam a sua comida para viajar pela cidade dentro de uma mochila numa mota”, explica Rui Bento, cofundador e CEO da Kitch. E é precisamente aqui que entra a Kitch. “Somos uma cozinha. Não somos uma aplicação de entregas e não somos um restaurante. Somos uma cozinha distribuída pela cidade que reúne os restaurantes preferidos e os chefs mais criativos. Uma cozinha onde tudo é pensado de raiz para a experiência de encomendar e comer em casa”, continua Rui Bento.
Para atingir o objetivo de ligar as pessoas da cidade aos seus restaurantes favoritos nas suas casas, a Kitch, que conta já com uma equipa de 11 pessoas em áreas tão diversas como engenharia, marketing e operações, está a lançar as suas cozinhas pela cidade. As cozinhas Kitch são uma comunidade de restaurantes e chefs criteriosamente escolhidos. A Kitch trabalha com os restaurantes para criar conceitos desenhados para serem consumidos em casa das pessoas, desde os ingredientes, passando pelas receitas, até às embalagens.
Kitch em Lisboa
A Kitch já começou a cozinhar para os lisboetas, juntando na sua comunidade restaurantes como o Pistola y Corazón, a popular taqueria do Cais do Sodré que chega ao mundo de entregas em casa com o conceito Las Gringas; o GoJuu, que traz para o mundo digital o seu sushi tradicional através da marca GoJuu Go e, pela primeira vez de forma permanente, o seu rámen através do Tonkotsu Rámen; o Nómada que, através da marca UMIKAI, leva a casa das pessoas pokés, temakis e uma seleção de sushi de fusão; a Marlene Vieira , uma das chefs portuguesas mais populares, conhecida por dominar e reinventar a cozinha tradicional portuguesa; ou a Musa , a marca de cerveja independente que tem com a Kitch uma loja para entrega em casa.
Os restaurantes Kitch estão disponíveis através de aplicações de entrega como o UberEats. Todos os restaurantes associados à Kitch têm os seus nomes terminados “+ Kitch”, tornando-os fáceis de procurar e de identificar. Para mais informações sobre quais os restaurantes disponíveis e como encomendar, é possível consultar o sítio da empresa em www.eatkitch.com.
Apesar da forte ligação à comida, a startup portuguesa define-se como uma empresa tecnológica. “Deixamos a comida para quem a sabe fazer melhor: os restaurantes preferidos da cidade. O nosso trabalho é identificá-los e trazê-los para a nossa comunidade e dar-lhes a infraestrutura e a tecnologia para que possam melhor servir todas as pessoas da cidade nas suas casas”, diz Rui Bento.
Mais cozinhas virtuais
Ao longo dos próximos meses, a Kitch irá instalar novas cozinhas virtuais pela cidade e dará em breve a conhecer o novos restaurantes e chefs que irão integrar a sua comunidade, mantendo as suas portas abertas a projetos e talento que inovem as experiências gastronómicas em Portugal.
A Kitch aproveita para partilhar que, em breve, organizará um jantar de inauguração, o Open Kitch. Um jantar que, pela natureza da Kitch e dado o momento que vivemos, será servido em casa das pessoas. Serão conhecidos mais detalhes sobre como participar nos perfis das redes sociais da empresa ao longo dos próximos dias.