in

Consumo supera registos pré-pandemia

Foto Shutterrstock

O dia 16 de maio marcou o início de uma nova fase no processo de recuperação das atividades económicas em Portugal, com a reabertura do espaço aéreo e com a inclusão de Portugal na lista verde de países seguros para viajar do Reino Unido. Nesse sentido, na quinzena de 16 a 30 de maio, o consumo superou os registos pré-pandemia.

De acordo com os dados da SIBS, nessa quinzena, compras físicas e online na rede Multibanco cresceram 37% face ao período homólogo de 2020 e 13% face ao de 2019. Considerando apenas as compras físicas, estas registaram um crescimento de 34% face ao homólogo de 2020, enquanto as online aumentaram 58%. Este crescimento é também visível face ao período homólogo de maio 2019, em pré-pandemia, estando as compras físicas já 6% acima, enquanto as online mais que duplicaram (+106%).

Neste mesmo período, as compras com cartões estrangeiros registaram um crescimento acelerado, subindo 38% face à primeira quinzena de maio, praticamente duplicando o registado no mês de abril e mais de três vezes o valor de 2020 (241%), pese embora ainda não tenha atingido os valores de 2019 (-39%).

 

Sectores ligados ao turismo em recuperação

Numa análise por sector, a atividade que mais cresceu foi o alojamento turístico, registando um incremento de 28% face à quinzena anterior de maio e de 95% (quase duplicando) face ao mês anterior. Em segundo lugar encontra-se a restauração, com um incremento de 4% face à primeira quinzena e de 37% face ao mesmo período do mês anterior.

Também por região, as unidades territoriais que mais cresceram, nas últimas semanas, foram o Algarve (mais 9% face à primeira quinzena e 23% relativamente ao mês anterior) e a Madeira (3% e 14%, respetivamente), mais uma vez regiões com maior preponderância turística.

De referir que todas as regiões de Portugal (Continental e Regiões Autónomas) se encontram acima dos valores homólogos de 2020 e também de 2019, sendo a única exceção a região de Lisboa e Vale do Tejo, com -3% face ao período homólogo de 2019.

Final da Liga dos Campeões

Fazendo uma análise ao fim-de-semana em que se realizou a Final da Liga dos Campeões da UEFA, no Porto (29 e 30 de maio), a SIBS verifica crescimentos significativos em comparação com o anterior (22 e 23 de maio). O consumo com cartões estrangeiros em Portugal registou um crescimento de 22%, os alojamentos turísticos aumentaram 21%, a restauração e as gasolineiras cresceram ambas 10%, a região algarvia evoluiu 13%, Lisboa 10% e o Norte de 8% no número total de compras físicas.

Publicidade

SensiControl é o novo creme da Bepanthen para um cuidado diário da pele atópica

Água Serra da Estrela_GRF 100%RPET

Água Serra da Estrela lança primeiro garrafão feito de plástico 100% reciclado