Natal
in

Consumidores já fazem compras de Natal para evitar as perturbações da cadeia de abastecimento

Como se a pandemia não fosse suficiente, um novo estudo da Oracle Retail mostra que os compradores estão preocupados que os atrasos na cadeia de fornecimento e nas entregas causem estragos nas suas compras de Natal. Em resposta, 52% dos norte-americanos já começou ou planeia fazer compras mais cedo do que o habitual.

Dos inquiridos, 20% planeia encomendar mais presentes, na eventualidade de alguns se atrasarem ou serem cancelados, com esse número a subir para 44% junto dos Millennials. Outros estão a seguir um caminho mais fácil, com 34% (especialmente os Baby Boomers, com 58%) a optar por comprar mais cartões oferta este ano.

Como vemos nas notícias, os desafios da cadeia de abastecimento são uma realidade global. Seja como for, os consumidores continuarão a medir a capacidade dos retalhistas cumprirem as suas listas de desejos nesta temporada de Natal“, afirma Mike Webster, vice-presidente sénior e diretor geral da Oracle Retail. “A responsabilidade será o nome do jogo. Os retalhistas devem ter uma visibilidade clara no seu inventário, uma linha temporal realista e um plano para comunicar claramente ao longo dos processos de encomenda e entrega. Através da transparência e execução, os retalhistas podem ganhar a confiança dos seus clientes e construir o potencial de fidelização futura“.

 

Aflições da cadeia de abastecimento

Os consumidores estão apreensivos face à possibilidade dos produtos não estarem disponíveis ou demorarem muito tempo a chegar. 61% está frustrado com os atrasos na cadeia de abastecimento, 66% está preocupado que os problemas na cadeia de abastecimento possam estragar o seu Natal, 28% teme que os produtos que querem sejam mais caros devido à escassez de stock e 27% está apreensivo que os produtos desejados não estejam disponíveis.

72% dos inquiridos optará pelas entregas ao domicílio (acima de 64% em 2020), mas muitos (22%) estão preocupados que os tempos de envio não cumpram as expectativas e cheguem tarde, se é que chegam todos. Para aliviar as suas preocupações, 65% indica que o acompanhamento do estado de entrega é muito importante.

36% dos inquiridos diz que a entrega rápida determinará a quem encomendam. 9% dos consumidores espera entrega no mesmo dia, 28% em um a dois dias e 41% em três a cinco dias. 30% ficará indignado se os envios forem adiados. 18% está disposto a pagar mais para assegurar uma entrega mais rápida ou garantida.

 

Gestão dos stocks

Apesar dos desafios, assegurar que os clientes recebem o que desejam será um fator crítico na forma como estes avaliarão os retalhistas. 40% concorda que as ruturas de stock constituem uma péssima experiência de compra e 38% diz-se atraído por marcas/empresas com base na disponibilidade do produto.

portugueses

54% dos portugueses afirma ter tomado medidas para proteger o oceano

Cuétara

Cuétara apresenta as novas Napolitanas Chai