compras Natal
in

40% dos consumidores prevê reduzir compras de Natal

No atual contexto de continuada incerteza económica, os consumidores planeiam reduzir as suas compras de Natal. Segundo o mais recente Consumer Health Index da Bain & Company, 40% dos consumidores planeia reduzir os seus gastos na quadra natalícia deste ano, face à época passada.

Após um verão robusto, as mulheres estão a recuar mais do que os homens nos gastos.

Nos Estados Unidos da América, a Black Friday continua a ser um grande momento para os consumidores de todos os níveis de rendimento, com metade destes a planear aproveitar as promoções no final desta semana. A análise da Bain & Company mostra que a Black Friday tem um apelo ainda maior junto dos compradores de mais alto rendimento: 55% afirma pretender fazer compras neste período contra 48% dos compradores de mais baixo rendimento.

Não existe um cliente médio hoje em dia. Os principais retalhistas estão constantemente a adaptar-se para responder a necessidades emergentes dos seus clientes-alvo através de ações táticas e estratégicas, desde os mecanismos de interação e resposta em tempo real até à maior personalização. Os retalhistas que brilharem mais nesta época festiva vão permitir que os seus clientes se sentem bem-vindos e que os seus colaboradores na linha da frente se sentem felizes e recompensados pelos seus esforços”, afirma Clara Albuquerque, sócia da Bain & Company.

 

Custo de vida

Quase 70% dos consumidores entrevistados em todo o mundo está preocupado com o custo de vida, mas a Bain & Company encontrou diferenças entre geografias e demografias. Os consumidores franceses estão mais preocupados, enquanto que os alemães parecem estar menos. Em todas as geografias, o tempo com os entes queridos tornou-se a prioridade este ano, com os consumidores a afirmarem que estão mais desejosos de experiências comemorativas do que outras atividades, incluindo dar ou receber presentes.

Questionados sobre quando planeiam começar a comprar, os consumidores dizem que a prioridade passa por gerir as restrições financeiras. Isto é especialmente verdadeiro para as mulheres da Geração X, que estão a reduzir ao máximo os gastos. Este ano, globalmente, 35% dos consumidores começou a comprar ainda em outubro ou mais cedo, uma tendência que é especialmente pronunciada junto dos mais jovens.

Ao decidir onde comprar, o envio gratuito é importante para os compradores online de todos os grupos demográficos e as mulheres norte-americanas classificaram-no como o seu primeiro critério. Os consumidores da Geração Z afirmaram ser mais propensos a recorrer às redes sociais e aos influenciadores para obter sugestões, os Millennials e a Geração X preferem as recomendações de amigos ou de motores de busca e os Boomers não são facilmente influenciados, pois tendem sempre a comprar nos mesmos retalhistas.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Oreo snacks Mondelez

Mondelez International aumenta lucro em 88%

The Macallan 1926

Garrafa de whisky The Macallan é vendida por 2,4 milhões de euros