in

Consumidores com mais de 65 anos gastaram mais 360% online

Foto Shutterstock

Os consumidores com mais de 65 anos “invadiram” o online durante a pandemia e representam agora uma fatia muito maior das receitas no e-commerce, revela o KuantoKusta (KK), numa análise ao comportamento do consumo daquela faixa etária no período pré e pós-pandémico.

Este grupo de consumidores tem os piores índices de confiança no comércio eletrónico e nos pagamentos online, mas as restrições ao comércio tradicional e os confinamentos impostos pela pandemia forçaram-no realizar compras online, pela primeira vez. “Estes consumidores estão mais modernos, mais digitais e mais atualizados. É um efeito perverso da pandemia, que obrigou as pessoas a atualizarem-se e a desenvolverem competências que não tinham até ao momento”, refere Sara Sá, da direção de marketing do KK, reforçando que “as pessoas com mais de 65 anos já gastaram mais 360% do que em período equivalente face a 2019”.

O comparador de preços avança que só no seu site registou, desde o início do ano, 898 mil utilizadores com mais de 65 anos, o que representa quase 40% da população total desta faixa etária, enquanto, no mesmo período em 2019, este número rondava apenas os 264 mil utilizadores. “Os consumidores com mais de 65 anos representam agora 13% do total de utilizadores do site, face aos 5,5% de 2019.  Temos notado uma confiança clara e crescente por parte desta faixa etária em comprar online, em todas as áreas. Se os utilizadores continuarem satisfeitos com as suas compras, a tendência continuará positiva, mesmo no pós-pandemia”, reconhece Sara Sá.

 

Produtos para animais no topo dos mais comprados

Os produtos veterinários para cães representam a maior subida de consumo na faixa etária dos maiores de 65 (690%). Também perfumes (378%), ração para animais domésticos (300%) e vitaminas (290%) verificaram as subidas expressivas.

Os tablets (280%), aspiradores robot (235%) e portáteis e smartwatches (180%) registaram também um crescimento significativo em categorias de produtos tecnológicos que, anteriormente, não tinham muita expressão nos hábitos destes consumidores.

Publicidade

CB4

Gap adquire startup de inteligência artificial da Sonae IM

zomato-ctt

CTT lança serviço de entrega de refeições em parceria com a Zomato