Eurostat
in

Confiança dos consumidores da zona euro quebra quatro meses de aumentos

Em março, tanto o indicador de confiança do consumidor (CCI, pela sua sigla em inglês) da zona euro como o da União Europeia no seu conjunto registaram declínios de uma décima, permanecendo abaixo da média histórica iniciada em 2007, revelam os dados do Eurostat.

Especificamente, na zona euro, o indicador caiu para 19,2 pontos negativos, em comparação com os -19,1 pontos negativos registados no mês anterior. Já na União Europeia, o indicador registou a mesma queda que na zona do euro, para os 20,7 pontos negativos.

 

Fim a 4 meses de aumentos

Até março, as estatísticas acumulavam quatro meses consecutivos de aumentos, mas o colapso bancário nos Estados Unidos e o resgate do Credit Suisse voltaram a alimentar os fantasmas de recessão na Europa.

Ambos os valores estão abaixo da média de longo prazo da série histórica iniciada em 2007. Com a eclosão da pandemia, a confiança na zona euro, que se situava em -5 pontos na altura, atingiu mínimos até -25 pontos. Em 2021, a confiança mais uma vez superou a média histórica e ficou acima dos níveis pré-pandemia. No entanto, com as elevadas taxas de inflação e, mais tarde, o início da guerra na Ucrânia, atingiu um novo mínimo histórico de -30 pontos.

Coruja IPA

Super Bock lança Coruja IPA em formato lata

Screwball

Pernod Ricard compra participação maioritária na marca de whisky Skrewball