in

Como tem evoluído o mundo dos videojogos?

sigmund-By-tZImt0Ms-unsplash

Grande Consumo - Branded Content

 

O que será que a Magnavox Odyssey, lançada em 1972, tem a ver com a PS5? De que forma evoluiu o mundo dos videojogos nos últimos 50 anos?

A primeira grande revolução no mundo dos videojogos começou em 1952, quando a primeira consola, chamada Magnavox Odyssey, foi lançada nos Estados Unidos da América. Era uma consola que podia ser ligada à TV de qualquer casa. Podia-se jogar 28 jogos no total, incluindo ténis, futebol, esqui e voleibol. Entretanto, já em 1975, surgiu uma nova empresa que, rapidamente, tirou a Magnavox Odyssey da liderança – a Atari.

 

Uma revolução chamada Atari 2600

Em 1975, a Atari, que até então produzira exclusivamente jogos de vídeo, lançou a sua primeira máquina de jogo, chamada Pong. O grande boom da empresa, porém, aconteceu dois anos mais tarde, com a Atari 2600. Uma consola revolucionária, principalmente por introduzir os cartuchos de jogos, pela primeira vez, na indústria. Foi a partir desse momento que os jogos começaram a assumir um aspeto colorido e a se tornarem parte da cultura pop. O jogo de consola mais famoso na altura era, claro está, o Pacman.

Quem é que, há 50 anos, imaginaria que, atualmente, estaríamos a jogar títulos com a qualidade e complexidade de um Minecraft, de um Last of Us ou de um Roblox? Ou que poderíamos adquirir um cartão Roblox para adicionar saldo ao jogo, jogaríamos online com pessoas do outro lado do mundo, etc.?

 

Nintendo vs Sega

Em 1983, a Nintendo entrou na indústria dos jogos. A consola Famicom, mais tarde lançada como NES, bateu todos os recordes de vendas.

O big bang da Nintendo veio com o lançamento da consola Super Nintendo, no início de 1990. Os gráficos da consola eram únicos para a época, juntamente com as cores brilhantes e os sons impressionantes. A investida da empresa japonesa continuou durante os anos 90, com o lançamento do GameBoy.

Em 1988, foi lançada no Japão a Sega Mega Drive. O seu design inovador e os seus jogos impressionantes faziam a Nintendo parecer antiquada. Nos anos 90, estas duas consolas monopolizaram o interesse dos jogadores, com os fãs de ambas as empresas a lutarem por quem tinha a melhor consola.

 

A ascensão da PlayStation

Em 1994, foi lançada no Japão uma consola que deixaria uma marca profunda no mundo dos videojogos – a PlayStation. Embora a primeira Playstation tenha sido um enorme sucesso, o que aconteceu com a PlayStation 2 bateu recordes. A PS2 é ainda a consola mais vendida na história dos videojogos, com vendas de 158 milhões de unidades em todo o mundo.

 

Nintendo Wii – Uma nova forma de jogar

E enquanto muitos pensavam que a Nintendo havia sido derrotada, depois da grande investida da Microsoft com a sua Xbox e da Sony com a PlayStation, em 2005, decidiu lançar a Wii, uma consola que veio revolucionar a indústria. Esta consola contava com controlos remotos diferentes de todas as outras, com sensores de movimento que detetavam os movimentos do jogador e os transferiam para o jogo. E foi nessa altura que a Sony, inspirada pelo sucesso dessa consola, lançou o Eye Toy Play.

A partir de 2012, a concorrência entre as duas empresas, Sony e Microsoft, acabou por ser boa para os jogadores que deitaram as mãos a duas consolas únicas, a PS4 e a Xbox One.

 

Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch

Após o lançamento da PS5 e da Xbox Series S e X, entrámos oficialmente no início da nona geração de consolas.

A Sony e a Microsoft lançaram, pela primeira vez, consolas que não necessitam de um objeto físico (CD ou cartucho) para funcionar, em que o jogador pode ter acesso a milhares de jogos através do pagamento de uma subscrição mensal.

Nesta competição, a Nintendo, num movimento muito inteligente, criou a Nintendo Switch, uma consola destinada a jogadores e famílias mais jovens.

Ao mesmo tempo, o Google também entrou nesta indústria, criando um serviço de streaming de jogos  – o Google Stadia.

Esta revolução está também a ter lugar no hardware das consolas. O novo controlador da PS5 apresenta mecanismos que oferecem uma experiência imersiva ao jogador, podendo este sentir as vibrações e ouvir os ruídos como se estivesse dentro do videojogo. O novo controlador, combinado com o VR avançado, cria agora uma experiência de visualização única para o jogador.

Entretanto, o conceito metaverso começa a atrair cada vez mais a indústria dos videojogos. Uma tecnologia com um potencial imensurável e que promete revolucionar não só a forma como jogamos, mas também como vivemos e interagimos uns com os outros.

Será que o criador da Odisseia Magnavox, em 1972, alguma vez imaginou que chegaríamos a este ponto 50 anos mais tarde?

Coca-Cola

Coca-Cola é a marca mais escolhida a nível mundial há uma década

Milhafre dos Açores

Milhafre dos Açores apoia 4.ª edição da National Geographic Summit