in

Como fazem os consumidores as suas escolhas para o Natal?

Foto Shutterstock

O processo de aquisição de um produto em detrimento de outro é o resultado de múltiplos fatores, que mexem com os cinco sentidos. Tendo em conta a complexidade destes processos, a ciência tem a resposta para este “mistério” e a análise sensorial é o caminho para que cada momento desta jornada possa ser tangível.

Com a crescente experiência na área da perceção do produto, dispomos de metodologias que permitem auxiliar retalhistas e indústria a responder às exigências cada vez maiores dos consumidores”, afirma Rui Costa Lima, CEO da Sense Test, a primeira empresa portuguesa dedicada à área da análise sensorial.

 

4 dimensões

Ao estudar-se o consumidor e como ele entende cada escolha que tem pela frente, as quatro dimensões – aspeto, odor, textura e sabor – são correlacionadas com a aceitação e sua preferência. No entendimento da perceção de um produto são, também, avaliados os aspetos extrínsecos, tais como embalagem, preço e os demais fatores que determinam uma compra. “Nos mais novos, já é possível medir a perceção que têm dos produtos usando a linguagem que lhes é mais familiar – os emojis – para que o processo seja menos racional”, explica Rui Costa Lima.

Marcas mais informadas sobre esta jornada de escolha conseguem entregar ao mercado produtos mais apetecíveis e em linha com as preferências do público-alvo, seja no lançamento de um produto novo ou no posicionamento em determinado segmento. “Estas avaliações podem ir até ao desenvolvimento e suporte de ‘claims’ sensoriais que têm como objetivo informar os utilizadores acerca de determinadas características e qualidades importantes de um produto, procurando o engajamento do consumidor ao mesmo. Dado o seu raio de ação multifacetado, afirmamos, com orgulho, que a Sense Test tem ajudado diversas empresas no desenvolvimento de produtos de sucesso”, salienta Alexandra Ribeiro, responsável comercial da empresa.

 

Voz do consumidor

Incorporar a voz do consumidor no processo de desenvolvimento de novos produtos é uma das grandes tendências nesta área. O estudo do comportamento do consumidor em ambiente natural de consumo, com uma abordagem mais holística de integração de variáveis de contexto, tem ajudado a uma perceção cada vez mais real. “A integração de contextos virtuais ou de ambientes multissensoriais tem permitido esta rápida evolução”, conclui Célia Rocha, responsável de ID da Sense Test.

Publicidade

telemóvel

Metade das crianças portuguesas recebem o primeiro telemóvel aos 10 anos

2022

Temas emergentes da indústria alimentar para seguir em 2022