in

Como escolher a cadeira de escritório certa? 5 dicas que deve conhecer

Grande Consumo - Branded Content

Ter um escritório em casa implica atentar a determinados pormenores mais importantes do que imagina, porque são eles que vão influenciar a sua produtividade – ou falta dela.

Uma cadeira ergonómica é, sem dúvida, um dos detalhes mais importantes, na medida em que estará várias horas sentado em frente a um computador e deverá, como tal, estar o mais confortável possível.

A par disso, não se esqueça de escolher um local bem dotado de luz natural – que é sempre preferível ao uso da luz artificial. Caso contrário, tenha um candeeiro com a luz apropriada para que não force a visão enquanto trabalha.

Ademais, irá necessitar de uma secretária que tenha espaço suficiente para todos os utensílios e instrumentos que irá utilizar. Outro aspeto a ter em consideração é que, para muitos, ter um teclado e um rato ergonómicos são acessórios também essenciais, pelo que, se for o seu caso, não se esqueça disso mesmo.

 

5 dicas para escolher a cadeira perfeita para o escritório

Mas vamos, então, à parte mais importante: escolher a cadeira certa. Tudo o que deve saber está neste artigo, por isso, preste bem atenção.

 

Qualidade dos materiais/preço

Esta parte merece atenção especial, porque nem sempre o mais barato é o mais adequado, principalmente, quando o assunto é escolher uma cadeira de trabalho. E também não se deve deixar levar apenas pela aparência: uma cadeira só porque é bonita não significa que é a mais adequada para si.

Então, deve considerar a robustez dos componentes, peso e espessuras das chapas de metais usadas. É ainda fundamental que escolha um modelo confortável para si.

Nesse sentido, e mesmo parecendo confiáveis e existindo em grandes quantidades, no geral, as cadeiras de escritório baratas não disponibilizam o conforto e durabilidade adequados a tantas horas de uso.

O problema principal nem é o facto de se poderem estragar rapidamente, mas sim as consequências que pode trazer para a sua saúde.

 

Regulagens

Existem cadeiras com diferentes tipos de regulagens, quer ao nível da altura, encosto e assento. E neste campo não existem indicações certas ou erradas, porque cada pessoa tem necessidades diferentes e, como tal, só experimentando poderá estar seguro de que fez a escolha certa.

 

Rodas

As cadeiras de escritório com rodas facilitam a locomoção, evitando o seu esforço: com um pequeno deslize, pode chegar a algum local, sem ter de se levantar ou fazer movimentos desnecessários.

Isto não invalida o facto de que deve fazer pequenas pausas ao longo do dia do trabalho e alongar os músculos dos braços, costas e pernas.

 

Posição corporal

No que aos pés diz respeito, estes devem estar apoiados planamente no chão. Se não acontecer, existe a opção de utilizar um apoio fixo para os pés.

As pernas e cintura devem ficar devidamente apoiadas, não causando tensão em qualquer músculo e sem forçar a coluna vertebral.

Quanto ao assento, também temos considerações a fazer: quando estiver sentado, a coxa deve estar inteira sobre o assento, providenciando estabilidade e conforto.

Já o encosto da cadeira deve ser articulado, tendo em conta a sua altura e a altura do encosto da cadeira. Quanto maior o espaldar, melhor o apoio geral das costas.

 

Testar

Agora que sabe as regras básicas, basta testar a cadeira antes de comprar. Isso fará toda a diferença.

alimentar

25 super retalhistas

QM Rosé

Quintas de Melgaço apresenta ao mercado a nova colheita do QM Rosé