in

Como encher a carteira depois do Natal e do Ano Novo?

Dezembro é mês de despesas. As festividades obrigam a algum investimento da sua parte. Por isso, entrar em janeiro com o pé direito nem sempre é fácil para a sua carteira. Confira no nosso artigo alguns métodos de poupança que o vão ajudar rapidamente a recuperar o seu orçamento. 

É importante ter algum montante de lado para se prevenir quanto a uma situação inesperada que o pode obrigar a gastar mais do que deseja. Saiba como melhorar a sua vida financeira em 2020 abaixo: 

 

Abra uma conta poupança 

Como o próprio nome indica, uma conta poupança é um tipo de conta bancária a prazo na qual deposita dinheiro periodicamente, com o objetivo de mais tarde render juros. No fundo, este tipo de conta é uma boa alternativa para quem tem dificuldades em poupar— assim que o dinheiro é transferido, o cliente não poderá fazer compras com esse montante. 

Para ser mais rigoroso com o dinheiro que vai colocar de lado, faça agendamentos automáticos. Assim, pode programar uma transferência automática no início de cada mês para a sua conta poupança.

No entanto, se o problema é não saber como gerir o dinheiro, apresentamos-lhe alguns exemplos de orçamentos: 

  • Orçamento 50/30/20

Este método de poupança é bastante conhecido. Basicamente, é um plano que divide as suas despesas em três categorias: necessidades, desejos e economias. Do salário que receber a cada mês, 50% será destinado às necessidades, 30% aos desejos e 20% deve ser poupança. 

  • Orçamento 80/20

Este tipo de orçamento ainda é mais simples do que o anterior. Basta guardar 20% do salário líquido e transferi-lo para a sua conta poupança. Os restantes 80% será para fazer o que quiser. 

No entanto, não significa que não possa poupar uma maior percentagem. Os 20% são apenas o valor mínimo para conseguir uma vida estável. Assim, o tipo de orçamento pode ser modificado com a mesma lógica para 70/30, 60/40 ou 50/50.

 

Não compre por impulso

Com os saldos em janeiro, é difícil não comprar produtos sem pensar. Mas, na hora de adquirir algo, pense se realmente precisa. 

Atualmente, com a Internet, é fácil realizar uma compra consciente: analise e compare os produtos. Ou seja, tire mais partido dos sites que comparam produtos e lojas e descubra quais são as melhores promoções.

 

Descarregue aplicações para controlar o seu orçamento

Se precisa de anotar todas as compras que faz para controlar melhor os seus gastos, instale aplicações no seu telemóvel. O objetivo é ajudá-lo a monitorizar as suas despesas ao longo do mês. 

 

Use o sistema do envelope 

Não sabe do que falamos? O sistema do envelope é um meio antigo e muito usado nas gerações passadas. A sua eficiência fez com que ainda seja usado nos dias de hoje. 

Este método consiste em repartir dinheiro por vários envelopes. Cada envelope tem uma designação e um objetivo diferentes (poderá ser destinado a contas correntes, ao pagamento da alimentação ou viagens). O seu funcionamento é semelhante a um mealheiro mas com objetivos definidos.

Uma forma de conseguir colocar de parte dinheiro do seu dia-a-dia para estes pequenos envelopes é ter em atenção pequenas despesas do quotidiano e questionar a si próprio se realmente são necessárias.

Se estas medidas não forem suficientes para recuperar a sua conta depois da época festiva, fale com o seu banco e tente encontrar um crédito pessoal mais indicado para si enquanto não recupera o seu orçamento. 

Para ler mais sobre este tema, veja o artigo completo.

Publicidade

Lidl

Lidl tem como objetivo 50 novas lojas por ano em França até 2022

Coca-Cola compra empresa de lacticínios