in

Comissão Europeia adota metodologia comum para prevenir desperdício alimentar

desperdício

A Comissão Europeia adotou uma metodologia comum para a prevenção do desperdício alimentar e promover a economia circular.

A metodologia centra-se na avaliação dos resíduos alimentares para apoiar os Estados-membros na quantificação dos mesmos em cada fase da cadeia de abastecimento, permitindo a monitorização coerente em toda a União Europeia. “O desperdício de alimentos é inaceitável num mundo onde milhões de pessoas ainda sofrem com a fome e onde os nossos recursos naturais, que tornam a vida humana e o bem-estar possíveis, estão a tornar-se cada vez mais escassos. É, por isso, que definimos a prevenção do desperdício alimentar como uma prioridade-chave na construção de uma economia circular e uma sociedade sustentável”, afirma Frans Timmermans, primeiro vice-presidente da Comissão Europeia. “Para promover a mudança, temos de ser capazes de medir adequadamente o desperdício de alimentos”.

Todos os anos, cerca de 20% dos alimentos produzidos na União Europeia são perdidos ou desperdiçados, causando danos sociais, ambientais e económicos inaceitáveis. Por este motivo, a prevenção do desperdício de alimentos foi identificada como uma das áreas prioritárias no Plano de Ação da Economia Circular adotado pela Comissão em dezembro de 2015. “Para sermos capaz de implementar programas nacionais eficazes de prevenção do desperdício de alimentos e promover a circularidade na cadeia alimentar, precisamos saber onde, o quê, quanto e por que estamos a perder recursos alimentares”, reforça Jyrki Katainen, vice-presidente para Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, responsável pela Saúde e Segurança Alimentar, que salienta o “retorno do investimento de 14:1 para empresas que integraram a redução de perdas e desperdício de alimentos nas suas operações”.

DIA

LetterOne elimina o nível mínimo de aceitação para a OPA sobre a DIA

Nova Coruja Hoppy Lager chega ao mercado