Folar de Carne Continente - Economia Circular
in ,

Folar de Carne que combate o desperdício à venda no Continente

O Folar de Carnes de Fumeiro Tradicional, elaborado por produtores de Bragança e do Fundão, a partir de excedentes de chouriço e presunto, é a novidade mais sustentável desta Páscoa nas lojas Continentes.

Com 480 gramas, custa 3,95 euros, mas está com 20% de desconto até 18 de abril. É feito com o desperdício gerado na produção de enchidos e fumados, reaproveitando produtos que não são comercializáveis, mas provêm de matérias-primas de alta qualidade.

 

Reaproveitamento

Os excedentes de fumeiro – presunto e chouriço – são produtos que não se encaixam em nenhuma gramagem específica de venda a peso fixo, ou que resultam de quebras no processo produtivo, e, por isso, não podem ser vendidos nas superfícies comerciais. No entanto, reaproveitando os excedentes da indústria das carnes, os produtores Pão de Gimonde (Bragança) e Salsicharia da Gardunha (Fundão), membros do Clube de Produtores Continente, desenvolveram a receita e confecionam os folares à venda no Continente, combatendo o desperdício alimentar.

Para reduzir ao máximo a pegada de carbono deste produto, o Continente compra também os cereais (farinha) utilizados no folar a fornecedores próximos, a maior parte a cerca de cinco quilómetros de distância.

“O desperdício alimentar é um tema central na agenda de sustentabilidade do Continente. O Clube de Produtores Continente tem, também, promovido, junto dos produtores nacionais, parcerias que permitam a valorização do desperdício, sendo um dos exemplos o Folar de Carnes de Fumeiro, que nasce da parceria entre o Pão de Gimonde e a Salsicharia da Gardunha, resultando num produto de economia circular”, explica Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.

 

Oferta

O Folar de Carnes de Fumeiro é produzido com a massa de folar tradicional, leve e fofa, tem a carne distribuída pelo seu interior, em pedaços mais pequenos, e que tornam o seu sabor mais harmonioso e a massa ainda mais leve.

Além dos folares elaborados com excedentes de carne, o Continente tem também à venda 12 variedades diferentes de folares, entre doces e salgados, nomeadamente com pepitas de chocolate, com frutos secos e fruta confitada, de coco e goiaba, de abóbora, coco e nozes, de canela, ovo e sem ovo, creme de ovo e amêndoa, coco e goiaba, chocolate e avelã, carne e bacon, fiambre e chourição, com preços entre 1,99 euros e 6,79 euros.

Estes produtos estão à venda na Feira da Páscoa do Continente, que decorre até 17 de abril em todas as lojas da marca.

Bosch_logistics-operating-systems-technik

Bosch e AWS firmam parceria para digitalização na logística

guerra ucrânia

Guerra vai travar o crescimento global