centromarca unidos contra o desperdício
in ,

Centromarca adere ao movimento Unidos Contra o Desperdício

A Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produto de Marca aderiu ao movimento Unidos Contra o Desperdício, uma iniciativa nacional que pretende consciencializar para o desperdício alimentar e encontrar forma de o minorar, com o apoio de uma rede de membros fundadores e parceiros.

É com entusiasmo que partilhamos a adesão da Centromarca ao recém-criado movimento Unidos Contra o Desperdício. Trata-se de um movimento cívico e de sustentabilidade que pretende tornar habitual o aproveitamento de excedentes, alertar para perdas e desperdícios, incentivar e facilitar a doação de comida em bom estado, promover o consumo responsável e, assim, construir uma verdadeira economia circular, focada, numa primeira fase, no sector alimentar”, refere Pedro Pimentel, diretor geral da Centromarca.

 

Desperdício alimentar

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), são desperdiçados um milhão de alimentos por ano em Portugal, 88 milhões de toneladas na Europa e um terço no mundo. Se este desperdício fosse aproveitado, seria suficiente para alimentar dois mil milhões de pessoas e daria para dar de comer duas vezes a todos os que passam fome no mundo. “A Centromarca reúne um conjunto de marcas representativas de vários sectores que lidam diariamente com esta realidade e, por essa razão, têm também o papel de consciencializar para o tema, repensar comportamentos e mudar atitudes de forma transversal. Por outro lado, o fenómeno do desperdício alimentar está diretamente ligado ao tema da sustentabilidade e da economia circular, áreas em que a Centromarca tem experiência e conhecimento para partilhar, tornando-se um parceiro fundamental para o movimento”, explica Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, uma das entidades fundadoras da iniciativa.

O movimento Unidos Contra o Desperdício conta com o alto patrocínio do Presidente da República e com o apoio institucional do secretário-geral da ONU, António Guterres. A iniciativa nasceu na mesma data em que foi celebrado, pela primeira vez a nível mundial, o Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, designado pelas Nações Unidas a 29 de setembro.

Samsung lavagem da roupa

Samsung lança nova gama de tratamento de roupa

the-soap-seashell-woody

The Soap, Seashell e Woody são os novos membros da família Shaeco