in

Coca-Cola reduz emissões de gases em 20,4% desde 2019 em Portugal

Coca-Cola

A Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) já registou uma redução de 20,4% em toda a cadeia de valor, desde 2019 em Portugal. No seu caminho para atingir a neutralidade carbónica em 2040, a empresa quer uma redução de 30% das emissões de gases com efeito de estufa, até 2030.

Exemplo de projetos que contribuíram para esta redução é a instalação da primeira fase do parque fotovoltaico da fábrica da CCEP em Azeitão. Com uma área da 10.682 metros quadrados, este parque fotovoltaico permite uma poupança de 2.750 MWH e evita a emissão de 500 toneladas de CO2 por ano.

No Relatório de Sustentabilidade 2022, que acaba de ser publicado, a CCEP reflete o progresso da empresa nas seis áreas definidas como prioritárias a nível de impacto ESG: bebidas, embalagens, clima, sociedade, água e cadeia de fornecimento.

 

Avanços nas embalagens

O Relatório de Sustentabilidade 2022 refere que a percentagem de PET reciclado (rPET) incorporado nas suas embalagens representou 31,9% do total, em 2022. Neste momento, as garrafas PET de 500 mililitros de todo o portfólio já contêm 100% rPET, tal como todas as garrafas PET das bebidas não carbonatadas.

Já desde 2021 que todas as garrafas PET são 100% incolores, o que permite uma reciclagem “bottle-to-bottle”, sem “downcycling”. “Estamos a trabalhar, em conjunto com a indústria e o retalho, num Sistema de Depósito e Reembolso para três milhões de embalagens, promovendo a sua circularidade. Segundo a consultora 3Drivers, mais de 90% das embalagens de bebidas será recuperado, evitando a emissão de 108 mil toneladas de CO2 por ano, reduzindo a utilização de 100 mil toneladas de material virgem e com uma redução de 70% a 90% de littering das embalagens de bebidas no ambiente“, diz em comunicado.

 

Avanços na água

Na água, conseguiram alcançar o seu melhor rácio de água utilizada para produção de um litro de bebida, 1,55 litros, o que representa uma redução de 4% na água utilizada para a produção de cada litro das nossas bebidas em relação a 2020.

Em 2020, iniciou o projeto “Plantar Água” com a organização da ANP|WWF (Associação Natureza Portugal em associação com a WWF), em parceria com a The Coca-Cola Foundation, que visa o restauro ecológico de áreas ardidas pelo grande incêndio ocorrido em 2012 e que instalou mais de 50 mil árvores e arbustos mediterrânicos em 100 hectares no Sítio do Barranco da Corte/Ribeira da Foupana, no coração da Serra do Caldeirão, em pleno Sítio Rede Natura 2000. Esta iniciativa faz parte do programa do plano de sustentabilidade, promovendo a retribuição de mais e melhor água à natureza.

Até 2050, estima-se que os resultados desta plantação, e através de uma floresta já madura, produzam uma recuperação de 200 milhões a 250 milhões de litros de água por  ano, fundamental para esta região que sofre de escassez hídrica e que, num contexto de alterações climáticas, poderá ver a sua situação muito agravada nos próximos anos.

 

Avanços na redução de açúcar

O sistema Coca-Cola continuou a expandir a sua oferta de bebidas, respondendo às necessidades atuais dos consumidores com novas opções e sabores.

O teor de açúcar por litro nas suas bebidas baixou em 24,6%, nos últimos sete anos, desde 2015, e comprometeu-se a reduzir o teor de açúcar em 10%, até 2025 (versus 2019). Além disso, em 2022, 45,5% do volume de vendas da CCEP em Portugal é feito por bebidas baixas em açúcar ou sem açúcar.

 

Agente positivo de mudança

O relatório reflete também o trabalho desenvolvido na esfera social enquanto agente de mudança positiva, que promove a inclusão e o desenvolvimento económico, tanto internamente, com os colaboradores, como nas comunidades em que opera. Internamente, continua o seu caminho para ter 40% dos cargos de gestão ocupados por mulheres. Em 2022, 30,6% desses cargos na Coca-Cola Europacific Partners Portugal já cumpria esse requisito.

Além disso, a empresa continuou a promover programas que contribuem para melhorar a capacitação e a empregabilidade, como o ‘BORA Jovens e o ‘BORA Mulheres, que chegam a todo o país. No caso do ‘BORA Jovens, entre 2021 e 2022, foram formados 183 jovens e apoiada a integração de de 86 no mercado de trabalho, sendo que 97 formados e 46 integrados foram efetivados em 2022. Por outro lado, mais de 1.500 mulheres empreendedoras participaram no ‘BORA Mulheres, desde a sua criação, em 2019, e em 2022 contou com a participação de mais 415 empreendedoras, que continuam a fazer crescer a ‘BORA Community.

Ainda de destacar que, graças aos seus planos de ação em matéria de sustentabilidade, a Coca-Cola Europacific Partners foi incluída, mais uma vez, no Dow Jones Sustainabilty Indexes (DJSI), pelo sétimo ano consecutivo foi incluída nas lista A do CDP Water Security e CDP Climate Change, voltou a ter o ranking A em Supplier Engagement Leader e também novamente no Bloomberg Gender Equality Index 2022.

 

Siga-nos no:

Google News logo

iServices

iServices inagura nova loja em Famalicão

ASAE

ASAE apreende mais de 2.500 unidades de suplementos alimentares