A The Coca-Cola Company anunciou uma nova meta para aumentar significativamente o uso de embalagens reutilizáveis, a nível global. Até 2030, a empresa pretende ter, pelo menos, 25% de todas as bebidas do portfólio vendidas em garrafas de vidro ou plástico retornáveis ou reutilizáveis, tendo por base soluções “refill”.
“O mundo tem um problema de desperdício e, enquanto maior empresa de bebidas do mundo, temos a responsabilidade de ajudar a resolvê-lo. É por isso que, em 2018, lançamos nossa estratégia World Without Waste. É uma estratégia de embalagens ambiciosa e sustentável que está a criar mudanças sistémicas ao impulsionar uma economia circular para todas as nossas embalagens“, refere a multinacional.
A nível global, a The Coca-Cola Company está a trabalhar em tornar as embalagens 100% recicláveis, até 2025, utilizar 50% de material reciclado nas garrafas e latas, até 2030, recolher e reciclar uma garrafa ou lata , independentemente de onde venha, por cada uma que vender, até 2030.
Solução refill
A estes objetivos acrescentam agora esta nova meta de ter, pelo menos, 25% de todas as bebidas do portfólio vendidas em garrafas de vidro ou plástico retornáveis ou tendo por base soluções “refill” através de auto dispensadores tradicionais ou dos dispensadores Coca-Cola Freestyle, uma solução que já foi implementada em alguns países, como é o caso de Espanha.
Ao aumentar a utilização de embalagens reutilizáveis, a empresa pretende promover uma economia circular, pois os recipientes recarregáveis têm altos níveis de recolha e são embalagens com baixa pegada de carbono, uma vez que a recolha está integrada no modelo de entrega de bebidas. Neste momento, 99% das embalagens da Coca-Cola em Portugal é reciclável ou reutilizável, o que significa que, se recolhidas e devidamente geridas, podem ter novas vidas.
Atualmente, as garrafas de vidro retornáveis e PET “refill” representam mais de 50% das vendas de produtos da The Coca-Cola Company, em mais de 20 mercados, e mais de 25% das vendas, noutros 20 mercados.
“Acelerar a utilização de embalagens reutilizáveis fornece valor agregado para consumidores e clientes, ao mesmo tempo que apoia a nossa meta definida no World Without Waste de recolher uma garrafa ou lata para cada uma que vendermos, até 2030“, conclui a marca.