Coca-Cola European Partners
in ,

Coca-Cola European Partners aposta no plástico reciclado

Reciclagem inovadora elimina plástico de origem fóssil nas embalagens

A Coca-Cola European Partners (CCEP) deu um passo considerável para utilizar apenas plástico reciclado nas suas embalagens PET. Através de um financiamento à CuRe Technology, uma startup de reciclagem que está a desenvolver novas formas de utilização dos resíduos de poliéster plástico difíceis de reciclar, a CCEP vai apoiar esta tecnologia de “rejuvenescimento de poliéster”, desde o teste piloto até ao lançamento comercial.

Este financiamento da Coca-Cola European Partners é feito através do seu fundo de investimento CCEP Ventures e irá permitirá à CuRe Technology acelerar este processo. Assim que a nova tecnologia seja comercializada, a Coca-Cola European Partners receberá a maior parte do PET reciclado gerado numa nova fábrica com licença da CuRe.

Uma vez em funcionamento, a CuRe tem o potencial de apoiar a Coca-Cola na Europa Ocidental no seu objetivo de eliminar o PET virgem de origem fóssil das suas embalagens, durante a próxima década, o que ajudará a eliminar a utilização de mais de 200 mil toneladas de PET virgem por ano do portfólio de embalagens da Coca-Cola European Partners e apoiará a transição para uma economia circular de embalagens PET.

 

Rumo a uma economia circular

A CuRe Technology, uma startup criada e liderada por um consórcio de líderes mundiais em inovação de reciclagem e especialistas geridos pelo Morssinkhof Group e Cumapol/DuFor Group, com os parceiros estratégicos DSM-Niaga e NHL Stenden University of Applied Science, irá inicialmente aplicar o seu processo de reciclagem por despolimerização parcial do início ao fim, para transformar o PET de uso alimentar opaco e difícil de reciclar em PET reciclado de alta qualidade (rPET), que pode ser utilizado novamente como embalagem de uso alimentar num processo contínuo desenvolvido na mesma fábrica.

O financiamento da CuRe por parte da CCEP Ventures junta-se aos investimentos estratégicos já existentes da The Coca-Cola Company em investigação e apoio ao crescimento de tecnologias de reciclagem de despolimerização total, com o objetivo de tornar realidade a economia circular para o PET.

As tecnologias de reciclagem por despolimerização complementam os processos já existentes de reciclagem mecânica de polímeros. Têm o potencial de reciclar o PET de menor qualidade, que atualmente não pode ser reciclado através de meios mecânicos de reciclagem, pelo que, nos dias de hoje, é separado, incinerado ou enviado para aterro sanitário. Estas tecnologias de despolimerização podem contribuir para um aumento significativo do fornecimento de rPET, bem como acelerar a transição para uma economia circular das garrafas PET, reduzindo o seu conteúdo de PET virgem de origem fóssil.

SAP Claudio Muruzabal

SAP nomeia Claudio Muruzabal como presidente para a região EMEA South

Finish comprometida com a poupança vital de água em Portugal